Por Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 05 de Janeiro de 2009
Além da Imaginação foi um seriado de muito sucesso, exibido na décadas de 50, 80 e em 2002. O título em inglês da série é Twilight Zone. A série é famosa por retratar situações, como diríamos, além da imaginação.
Bem, eu me senti dentro de um episódio desta série quando, ao mudar de endereço, inocentemente liguei para o atendimento da empresa Telefonica, para solicitar a mudança de minha linha. Isto ocorreu no final do mês de agosto de 2008. Depois de ouvir o menu por diversas vezes, eu descobri que não havia uma opção para solicitar mudança de endereço. Selecionei então a mais próxima, algo a ver com consertos. Fui atendido e me instruiram a ligar novamente, utilizando as opções 3 e em seguida 8 do menu. Quando a ligação foi completada, a atendente me instruiu a ligar novamente, e selecionar as opções 3 e 8. Deu loop. Mas eu fiz de novo. Várias vezes. Sempre me diziam para selecionar as opções 3 e 8, quando então era atendido por alguém que me dizia para discar, adivinhem, 3 e 8. Quando me cansei, disse para a atendente que havia chegado nela discando as opções 3 e 8 e se discasse novamente selecionando as opções 3 e 8, cairia novamente nas mãos de alguém que me instruiria a discar novamente, selecionando as opções 3 e 8. Ela me respondeu que era assim mesmo que a coisa funcionava (huahahahahaha). Ah, haviam me dito também que o meu atendimento era especial, pois eu era um cliente muito valorizado pela empresa (huahahahaha). Nisto foram quinze dias. Desisti. Liguei de novo e selecionei a opção de cancelamento da linha. Quando me perguntaram porque eu queria cancelar a linha, eu disse que estava tentando mudar de endereço e que não conseguia ser atendido por ninguém e que eu não iria pagar por um serviço que não usava. Então, adivinhem. Consegui ser atendido. Mas esta é só a primeira parte da história.
A segunda parte dizia respeito ao serviço Speedy. Na minha ingenuidade, eu pensava que mudando-se a linha, mudavam-se também todos os serviços. Ingenuidade minha. Eu precisava fazer uma nova solicitação para se mudar o serviço Speedy. Ok, vamos lá. Liguei, pedi a mudança do Speedy, me disseram que eu seria atendido em 72 horas. Em 72 horas, adivinhem? Nada. Liguei de novo. Mais 72 horas. Nada. E assim foi, por dois meses. Um amigo me disse que nestes casos a Ouvidoria da Telefonica (telefone 0800 7751212) resolvia rapidamente o problema. Liguei para eles. Foram muito atenciosos. Me ligavam todos os dias dando um status do andamento do meu pedido. No final do prazo me disseram que devido a uma falha sistêmica o serviço Speedy não estava disponível para o meu endereço. Perguntei o que era uma falha sistêmica. Me responderam que uma falha sistêmica é, muito simplesmente, uma falha sistêmica e ponto final. Fui então para a Anatel, que me disseram que era muito boa para resolver estes problemas. A Anatel me respondeu, depois de, adivinhem, 72 horas, que o meu problema já tinha sido resolvido, que eu não podia ter Speedy no meu novo endereço e que a Anatel não podia obrigar uma empresa a oferecer um serviço que não possuia.
Neste meio tempo, tentei também o Claro 3g (huahahahahaha). Sem alternativa, voltei a tentar com a Telefonica. Desta vez, liguei perguntando se havia disponibilidade do serviço Speedy em minha cidade. A pessoa que me atendeu foi super atenciosa e me disse que sim, havia disponibilidade do Speedy em minha cidade, era só solicitar o serviço (huahahahahahaaha). Eu perguntei se ela tinha certeza disto e ela disse que sim, certeza absoluta. Eu então perguntei como ela podia ter tanta certeza, ao que ela me perguntou se na minha rua alguém tinha Speedy. Eu disse que sim, meu vizinho de frente. O fio telefonico que ia para a casa dele era o mesmo que ia para a minha casa. Então a atendente me disse, viu, passa o speedy no fio, e se o seu vizinho tem Speedy e o fio é o mesmo, está provado que você também tem acesso ao serviço, era só contratar (huahahahahaha). Então tá, quero contratar. A atendente então consultou o meu cadastro e disse que eu não podia contratar o serviço devido à tal falha sistêmica.
Tive então a inspiração de contratar uma nova linha telefônica. Liguei, pedi a nova linha, que foi instalada no dia seguinte. Liguei depois pedindo o Speedy, que foi instalado também em 24 horas. Tudo rápido e fácil. Liguei então para cancelar a linha antiga. Me disseram que não podiam cancelar o serviço porque havia uma falha sistêmica (huahahahahaha). Eu não vou repetir o que disse então para eles fazerem com a tal da falha sistêmica. Pedi o cancelamento imediato. Me disseram que em 72 horas iriam cancelar a minha linha. Eu também não vou repetir as coisas ainda piores que eu disse, mas consegui o cancelamento imediato da linha.
Fiquei pensando então, tanta confusão é intencional ou é incompetência mesmo? Um nível tão alto de incompetência requer muita competência. Não se consegue resultados tão expressivos para enlouquecer os clientes sem muito planejamento, carinho e dedicação. Neste processo todo, que durou vários meses, conheci um monte de gente até mais indignadas do que eu. A minha vizinha praticamente começou a babar quando eu contei meus problemas, que não eram nada em comparação com o que ela havia sofrido. A comunidade de pessoas que a Telefonica humilha com este serviço péssimo e atendimento pior ainda é infindável. Mas o que podemos fazer? Bom, eu escrevi este artigo :-)