você está aqui: Home → Agenda Livre
Colaboração: Andre Gerhard Wolff
Data de Publicação: 14 de Outubro de 2009
No dia 21 de outubro, em São Paulo, a editora Campus-Elsevier promove ações para o lançamento do clássico da literatura sobre Engenharia de Software. Frederick Brooks fará palestra no evento, que tem início às 14h, ministrada em inglês, com o tema "Colaboração e Telecolaboração em Projetos: o quanto o modelo Bazar se aplica", no auditório Antônio Gilioli, do IME-USP, na Cidade Universitária. Este evento conta com o apoio de Caelum, CCSL-USP e Locaweb. O autor também participa da noite de autógrafos, que acontece, às 19h, na livraria Saraiva, do Shopping Higienópolis. Os interessados pela palestra poderão se inscrever gratuitamente através do site www.caelum.com.br/brooks.
O Mítico Homem-Mês foi considerado a primeira obra literária de grande impacto que expôs claramente as peculiaridades da indústria de software. Nesta edição, ampliada, o autor apresenta três novos capítulos e os pensamentos mais atuais sobre o tema, além de uma retrospectiva sobre as principais mudanças ocorridas desde o lançamento da primeira edição, em 1975.
Com uma rica mistura de fatos sobre o assunto e opiniões que provocam reflexão, Brooks oferece sua visão e experiência para todos aqueles que lidam com a gestão de projetos complexos. Comemorando 20 anos desde a publicação original, ele adicionou novos pensamentos e conselhos. De acordo com especialistas, o clássico se tornou leitura indispensável à formação de todos os profissionais que estão envolvidos diariamente com projetos de software e seu gerenciamento.
Conhecido como o "pai do sistema IBM /360", tendo atuado em seu desenvolvimento como gestor de projeto e, depois, como gestor do projeto de software do sistema operacional /360 durante sua fase de arquitetura, Frederick P. Brooks Jr. é professor patrono de Ciência da Computação na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, nos Estados Unidos. Graças a esse trabalho, Brooks, Bob Evans e Erich Blow receberam a Medalha Nacional de Tecnologia em 1985. Em Chapel Hill, Dr. Brooks fundou o Departamento de Ciência da Computação, do qual foi presidente entre 1964 e 1984. Atuou no Comitê Nacional de Ciência e no Comitê Científico de Defesa. Atualmente, suas áreas de ensino e pesquisa estão relacionadas à arquitetura de computadores, aos gráficos moleculares e aos ambientes virtuais.