você está aqui: Home → Agenda Livre
Colaboração: Fernanda Alves Chaves
Data de Publicação: 16 de Outubro de 2009
Timothy Ney da Linux Greenhouse, incubadora virtual de empresas e projetos em código livre, compartilhará os resultados dos estudos da Linux Greenhouse em 2009 conduzido por uma equipe da Harvard Business School na promoção da incubação e o crescimento dos recursos para projetos de Software Livre. Alguns empreendedores entrevistados para a pesquisa vieram do Brasil, da Argentina e do Paraguai, sendo muitos dos participantes do workshop da 'Linux Greenhouse' na Latinoware 2008.
A maioria dos entrevistados descreveram a competência técnica como uma de suas grandes forças. Suas fraquezas eram a falta de habilidade em negócios e sustentabilidade. Quando tiveram a confiança em suas habilidades para construição de aplicações, e o mais importante, em código livre, não souberam como obter financiamento, que modelos comerciais a empregar, a que os clientes oferecer, como desenvolver estratégias das vendas, ou como criar soluções escaláveis.
Para direcionar estas necessidades, a Linux Greenhouse está criando uma rede social para empreendedores e está recrutando profissionais de empresas, cooperativas e setor público para integrá-los na rede.
Timothy Ney conduzirá oficinas de empreendedorismo com o uso de softwares de código aberto assim como palestra durante a Latinoware 2009.
A oficina é direcionada a empreendedores sociais e projetos públicos nos estágios iniciais a médios de desenvolvimento.
As companhias e os projetos interessados na participação deverão durante a oficina fazer uma apresentação entre 5 e 10 minutos. Depois de cada apresentação, outros participantes darão um peer-to-peer feedback nas forças e obstáculos dos projetos esboçados.
Para participar da oficina Linux Greenhouse durante a Latinoware dirija-se ao Lab 2 do bloco 9. e converse com os mentores.
A Linux Greenhouse direcionará os participantes no auxílio a: a) criação de novos produtos ou serviços; b) expansão de produtos atuais ou de serviços; c) introspecção em como ingressar em um novo mercado; e d) novos procedimentos no gerenciamento e organização do trabalho.