você está aqui: Home → Agenda Livre
Por Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 28 de Fevereiro de 2013
Os ganhadores da promoção Dicas-L e Editora Novatec do mês de fevereiro, foram Cesar Brod, com a dica Kanban com o Murally, publicada no dia 25 de fevereiro de 2013, e Anderson Angelote com a dica Melhorando a visualização dos backups do BackupPc, publicada no dia 23 de fevereiro de 2013.
O Cesar Brod receberá como prêmio o livro Descobrindo o Linux - 3 ª Edição e o Anderson receberá o livro Equipes de Software.
Conforme divulgado o sorteio foi feito por meio do site Random.org, através da seleção de um número aleatório entre os números 1 e 28. Reproduzo a seguir as telas com os resultados dos dois sorteios:
Premiada dica publicada por Cesar Brod no dia 25 de fevereiro de 2013 |
Premiada dica publicada por Anderson Angelote Brod no dia 23 de fevereiro de 2013 |
O GNU/Linux é um sistema operacional já consolidado no mundo. A sua estabilidade, versatilidade e flexibilidade o tornam ideal para o uso em casa, no escritório, em escolas, provedores da Internet e em redes de computadores etc.
Este livro está dividido em sete partes - Conceitos básicos, Gerência do GNU/Linux, Administração do sistema, Operações avançadas, Operações específicas com Debian, GNU/Linux em redes de computadores e Apêndices.
Cada capítulo foi elaborado de forma a explicar, detalhadamente, como o sistema operacional funciona. Os capítulos iniciais estão voltados para o entendimento da estrutura do GNU/Linux. Esses capítulos ajudarão o leitor a perceber como o sistema utiliza recursos básicos, como processador e memória. Análises detalhadas sobre os principais filesystems, como Ext2, Ext3 e Ext4, foram incluídas para que o usuário tenha condições de fazer a escolha correta, de acordo com as suas necessidades. Diversos gráficos espalhados pelo livro mostram aspectos referentes à performance do sistema.
Esta 3ª edição traz um conteúdo totalmente revisado, atualizado e ampliado. A obra foi 100% readequada ao momento atual, quando encontramos um Kernel Linux com muitas modificações em relação a eras passadas, mais maduro, amigável, moderno e difundido pelo mundo.
O livro é destinado a universitários, nos níveis de graduação e pós-graduação, e autodidatas que desejam aprender sobre o GNU/Linux com profundidade. Como base, foi utilizada a distribuição Debian. No entanto, outras distribuições são citadas no seu interior e a grande maioria dos conceitos e operações se aplica a qualquer GNU/Linux.
"A área de tecnologia precisava de um livro como este há muito tempo e finalmente ele chegou." Peter Norvig, diretor de Pesquisa do Google
"A engenharia tem tanto a ver com pessoas quanto com ciência e tecnologia, mas a maioria dos engenheiros faz pouco ou nenhum esforço em entender como trabalhar com outras pessoas. Se quiser ser mais eficaz e eficiente em criar e inovar, então este livro é para você." Dean Kamen, fundador da DEKA Research
"Este livro delicioso fala com seu geek interior! Mesmo se você não se considerar um geek, os conselhos valerão o tempo de leitura." Vint Cerf, evangelista chefe de Internet do Google
Em um mundo perfeito, os engenheiros de software que produzem o melhor código são os que têm maior sucesso. Mas no nosso mundo perfeitamente caótico, o sucesso também depende de como você trabalha com outras pessoas para realizar seu trabalho.
Neste interessante livro, Brian W. Fitzpatrick e Ben Collins-Sussman abordam padrões e antipadrões básicos do trabalho com outras pessoas, equipes e usuários enquanto se tenta desenvolver software. Essas são informações valiosas, vindas de dois respeitados engenheiros de software cuja popular série de palestras - incluindo "Trabalhando com pessoas venenosas" (Working with poisonous people) - atraiu centenas de milhares de seguidores.
Escrever software é um esporte coletivo, e os fatores humanos têm tanta influência sobre o resultado quanto os fatores técnicos. Mesmo se você passou décadas aprendendo os aspectos técnicos da programação, este livro vai ensinar-lhe o muitas vezes ignorado componente humano. Ao aprender a colaborar e investir nas "habilidades subjetivas" da engenharia de software, você terá um impacto muito maior com o mesmo esforço.