você está aqui: Home → Agenda Livre
Por Julio Cesar Fernandes
Data de Publicação: 03 de Setembro de 2014
O curso será ministrado pelo Mestre em Comunicação Julio Cesar Fernandes e contará com dois eventos abertos ao público sobre o "Castelo Rá-Tim-Bum" e a TV Excelsior
O Museu da Imagem e do Som, por meio do LABMIS, promove o curso "Memória televisiva e história da telenovela brasileira" a partir do próximo dia 10 de setembro, com coordenação do professor Mestre Julio Cesar Fernandes.
O Brasil é um país carente da preservação de sua memória em geral. Em relação à comunicação, esse fato fica ainda mais evidente. A televisão é o meio de comunicação mais popular no Brasil, e o gênero de telenovela ganhou ao longo dos anos cada vez mais espaço junto aos telespectadores, por refletir a identidade do brasileiro em suas tramas.
O curso, cujo objetivo é refletir sobre a trajetória da televisão brasileira, com ênfase nas telenovelas, tem como público-alvo os profissionais e estudantes de comunicação, assim como interessados em geral pelo tema.
Serão, ao todo, sete encontros, sendo que dois deles serão abertos ao público com os temas "Castelo Rá-Tim-Bum" e TV Excelsior. Para o primeiro, que será realizado no dia 06/10, estão confirmadas as presenças do diretor Cao Hamburger e Gerente de Planejamento e produção da TV Cultura, Leila Russo. Já para o segundo, a mesa de debate será formada pela atriz pioneira Vida Alves, o pesquisador Elmo Francfort e o comunicador e autor Álvaro de Moya. Para participar, os candidatos devem se inscrever pelo site e pagar um valor módico pelo curso.
O Laboratório de Novas Mídias do Museu da Imagem e do Som (LABMIS) é um espaço de reflexão, intercâmbio de conhecimento e experimentação em novas tecnologias. Atua na confluência entre arte, ciência e tecnologia, e oferece espaço para ações de difusão da cultura digital para artistas consagrados e emergentes além de pesquisadores, estudantes e público não especializado.
Instalado no 2o pavimento do Museu da Imagem e do Som, o LABMIS dispõe de sala de workshop, estúdio de som, oficina de interfaces, sala de pós-produção para os residentes, um lounge (com acesso gratuito à internet sem fio) e auditório. Além da realização de residências artísticas nacionais e internacionais, oferece cursos, palestras e workshops para os mais diversos públicos.
Julio Cesar Fernandes é graduado em Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV, tem experiência em produção e roteiro em rádio, televisão e mídia out-of-home. Já atuou nas emissoras de TV Mundo Maior, Cultura, Bandeirantes e, desde 2009, está na TV Globo, onde ocupa atualmente o cargo de coordenador de operações do Jornalismo. Em 2012, ingressou no curso de Pós-Graduação Scrito Sensu de Mestrado em Comunicação Social na UMESP, com bolsa de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES. Em 2013, obteve o título de mestre em Comunicação com ênfase em memória televisiva pela Universidade Metodista.
Autor do livro "A memória televisiva como produto cultural: um estudo de caso das telenovelas no Canal Viva". A pesquisa traz uma reflexão sobre a memória televisiva e a importância para a sociedade da sua preservação. O Brasil é um país carente de preservação de sua memória em geral, inclusive a televisiva. Há iniciativas privadas para que programas de televisão sejam arquivados e devidamente preservados, entretanto pouco eficazes em comparação ao volume de material que é produzido diariamente por todas as emissoras em território nacional. O livro pode contribuir para novas pesquisas de comunicação voltadas à questão da memória e, especificamente, à memória televisiva. Além de alertar para a importância da preservação dessa memória não somente com o fim mercadológico, mas também como um elemento ativo na produção cultural. O lançamento foi amplamente divulgado na imprensa, como nos jornais "Estado de S. Paulo" e "Folha de São Paulo", além dos portais "UOL", "Terra", "IG" e "Observatório da Imprensa".
(auditório MAIOR)
Encontro em que a programação infantil na TV Cultura (premiada desde os anos 1980) será discutida, com foco no programa "Castelo Rá-Tim-Bum", o qual terá uma exposição vigente no MIS à época do evento.
Mesa formada por:
Encontro para discutir a trajetória da TV Excelsior, que foi inaugurada em 1960 e fechou as portas dez anos depois, em 1970. Mesmo em pouco tempo, a emissora tem uma história importantíssima na dramaturgia, humor e jornalismo televisivo.
Mesa formada por:
Memória Televisiva e História da Telenovela Brasileira
Ministrado pelo Prof. Ms. Julio Cesar Fernandes
Datas: 10/09; 17/09; 01/10; 08/10 e 22/10
Horário: 19h às 22h
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som - Avenida Europa, 158, Jd. Europa
Investimento: 250
Inscrições: pelo site do MIS:
http://www.mis-sp.org.br/icox/icox.php?mdl=mis&op=programacao_interna&id_event=1630
Informações (imprensa):
MIS: (11) 2117-4777
Autor: Julio Cesar Fernandes - (11) 99512-5382 /
oficina.memoriatv@gmail.com
juliocfernandes01@gmail.com