você está aqui: Home → Agenda Livre
Por Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 10 de Novembro de 2017
Steve Jobs, quando do trabalho de desenvolvimento do primeiro MacIntosh, estava muito incomodado com o tempo de inicialização do computador, que levava dois ou mais minutos para bootar. Pediu então ao engenheiro de software, Larry Kenyon, que trabalhava no desenvolvimento do driver de disco e do sistema de arquivos, que otimizasse o código para que ele realizasse o boot de forma mais rápida. Steve Jobs disse então: "Quantas pessoas usarão o Macintosh? Um milhão? Não, mais do que isto. Em alguns anos, aposto que cinco milhões de pessoas estarão ligando seus Macintoshes ao menos uma vez por dia. Bem,digamos que você consiga otimizar o tempo de boot em 10 segundos. Multiplique isto por cinco milhões de usuários e você obterá 50 milhões de segundos, a cada dia. Em um ano, serão dezenas de vidas. Então, se você conseguir fazer o sistema bootar dez segundos mais rápido, você terá salvo dezenas de vidas. Vale a pena, você não acha?
Resultado, esta história motivou enormemente a equipe de desenvolvimento e eles conseguiram reduzir o tempo de boot do Macintosh em mais de dez segundos nos meses seguintes.
Realmente, é algo a se pensar. Quanto tempo gastamos desempenhando as nossas tarefas de um modo ineficaz, gastando horas e até mesmo dias em tarefas que, com um pouco mais de estudo e conhecimento, poderíamos realizar em apenas alguns minutos ou apenas alguns segundos.
Eu mesmo tenho um exemplo pessoal sobre uma situação parecida. Muitos anos atrás, em uma sexta-feira, eu recebi um analista de desenvolvimento que estava planejando passar o final de semana alterando centenas de arquivos de um sistema. Um trabalho insano, que consumiria dezenas de horas. Perguntando um pouco mais, vi que um simples laço de programação shell com o comando sed
daria conta de toda a tarefa em menos de um minuto. Fiz um backup dos arquivos originais e, com a permissão do analista, rodei o script em shell (4 linhas) e fiz o trabalho que ele havia planejado para todo um final de semana. Ele nem acreditou que poderia ser tão simples assim. Perguntou então que coisa maravilhosa era aquela e como poderia aprender mais sobre algo tão eficiente.
Como não sou de esconder informação (a Dicas-L é prova disto)_disse a ele que usava o livro de programação Shell do Júlio Neves como a minha bíblia, meu livro de cabeceira. Este livro, já na 11ª edição, é o caminho das pedras para quem precisa desempenhar suas tarefas com mais agilidade, inteligência e também, é claro, economizar minutos ou horas preciosas.
Desde que conheci o Júlio, no primeiro Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre, aprendi muito sobre programação shell. Leio tudo que o Júlio escreve e sempre que possível tento assistir às suas palestras. Estes eventos são imperdíveis, não apenas pelas conhecimentos que são transmitidos mas também pelo bom humor das apresentações. Dizem também que o bom humor aumenta a expectativa de vida e o prazer da jornada. Este mesmo bom humor, sempre presente nos textos do Júlio Neves e também pessoalmente, é uma das explicações para o grande sucesso de seu trabalho. É raro que um livro técnico seja um bestseller e este livro é um dos poucos exemplos de sucesso duradouro nesta área. As sucessivas edições publicadas desde o ano 2000 são um atestado da grande qualidade do trabalho. Não importa o nível de conhecimento que você tenha,as diversas edições de seus livros sempre trazem novidades, mais conhecimentos e dicas sempre muito preciosas sobre como fazer de forma mais eficiente as tarefas do dia a dia. Quem conseguir dominar tudo o que esta obra explica tem tudo para se tornar uma espécie de mágico do mundo nerd.
Na mesma linha da alegoria criada pelo Steve Jobs, eu diria que o Júlio Neves salva muitas vidas. Não podemos nem começar a pensar no número de horas que milhares de profissionais mundo afora, que tomaram a decisão inteligente de comprar e estudar seu livro, conseguiram resgatar para si mesmos e para suas famílias. O bom humor do Júlio, presente em todas as páginas de seu livro, ajuda a aprender de forma leve e descontraída. Com shell scripts você pode fazer tudo, mais rápido, melhor e em menos tempo. E o Júlio está cansado de provar isto, muitas e muitas vezes.
A boa notícia é que eu consegui convencer o Júlio Neves a criar um curso online sobre programação Shell. O trabalho teve início em abril de 2017 e depois de quase sete meses de trabalho, o curso está concluído. Foi uma parceria muito proveitosa, aprendi muito lendo, revisando e adaptando para o ambiente EAD o material que o Júlio escreveu.
Eu poderia escrever muito mais sobre este trabalho, mas como eu disse, o trabalho do Júlio Neves como professor, palestrante e escritor, é salvar vidas, a sua vida, o seu tempo. Então, invista em você e em sua carreira, fazendo este curso, previsto para durar cinco semanas. O curso é formatado para todos os níveis de conhecimento. Procuramos cobrir no curso absolutamente todos os conceitos, do básico ao avançado, mostrando TODOS os pulos do gato pelo caminho. Começaremos mostrando o que é uma variável e como se atribui valores a ela - nada mais básico do que isso - e terminamos falando em named pipes e paralelismo de processos - o que é super avançado - passando por uma imersão total em expressões regulares, que também serão muito úteis em outras linguagens e editores.
Além do mais, se a sua dúvida não tiver sido abordada no conteúdo do curso, é só encaminhar sua pergunta por meio dos fóruns, que o Júlio certamente terá uma resposta para você. O curso terá acompanhamento diário dos fóruns, para sanar todas as dúvidas que aparecerem, e será feito um hangout de tira-dúvidas por semana com o Júlio para uma interação mais próxima.
Esta é uma oportunidade imperdível para dar um salto na sua carreira. Os caminhos se abrem para quem salva vidas. É um pequeno investimento em comparação com os resultados que poderá obter. Mas não se preocupe, caso você não goste do curso, basta solicitar o reembolso em até quinze dias de sua matrícula, que lhe devolveremos integralmente o valor pago, sem lhe fazer nenhuma pergunta.
Um grande abraço,
Júlio Cezar Neves | Rubens Queiroz de Almeida |