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Data de Publicação: 05 de Dezembro de 2007
Uma série de coisas que vimos até agora já mostraram o valor do portal web de uma empresa na obtenção de informação relevante que é gerada por várias fontes.
A não ser que estejamos falando de uma empresa absolutamente nova, que já nasceu fazendo negócios na web e tenha seu portal muito bem estruturado, é muito comum que suas ações na internet comecem bem depois que uma massa de dados já exista em outros sistemas presentes, como os ERPs (ou sistemas de gestão integrados). Cada vez mais verificamos que a interface usada para o acesso a qualquer sistema da empresa é o browser, o navegador web e sistemas mais modernos de gestão empresarial rodam na intranet das empresas. Falar de Business Intelligence, literalmente a "inteligência do negócio", é falar em dar significado estratégico à totalidade da massa de dados com os quais a empresa trabalha em todos os seus sistemas. Aqui, além de termos a informação devidamente etiquetada e classificada, temos que descobrir correlações, muitas vezes não tão aparentes, entre elas, de forma que sirvam no apoio às decisões tomadas pelos executivos da empresa.
Um dos recursos para Business Intelligence é o Data Mining, mineração de dados. Com uma massa muito grande de dados, é possível começar a executar uma série de análises que nos mostrem a forma como eles se relacionam, apontando tendências de mercado e comportamento de grupos. Quando eu trabalhava na Tandem Computers, em meados dos anos 90, assisti a apresentação de um sistema de basket analysis utilizado pela cadeia de supermercados Pick'n'Pay da África do Sul. Este sistema coletava a totalidade dos itens comprados pelos clientes que usavam o cartão de compras do próprio supermercado. Desta forma, era possível saber quem comprou o que em qualquer momento. Com uma série de análises, o sistema apontou que homens entre 20 e 30 anos compravam, com a proximidade do final de semana, conjuntamente, fraldas e cerveja. Assim, o supermercado passou a aproximar as prateleiras de fraldas e cerveja e começou a trabalhar promoções conjuntas dos dois itens, intensificando este perfil de compra que haviam descoberto. Ao pesquisar por esta história na web vi que hoje ela é considerada uma lenda urbana, ainda que seja um bom exemplo do tipo de correlação que pode existir quando são analisados grandes volumes de dados -- mas eu garanto que é verdade!
Instituições financeiras usam sistemas de mineração de dados para estabelecer fatores de risco na concessão de empréstimos, corretores alimentam sistemas com o comportamento das ações na bolsa, índices econômicos e uma série de outros fatores de mercado para saber o melhor momento de comprar ou vender ações. Se você já comprou alguma coisa através da web, deve ter notado que a cada item que compra você recebe uma sugestão sobre o que mais poderia comprar. Esta sugestão é baseada no perfil estatístico do conjunto de pessoas que também compram na mesma loja.
No artigo da semana passada falamos sobre a análise das palavras-chave através das quais os visitantes chegam ao portal da sua empresa. Este é apenas um de muitos elementos que podem ser usados para avaliar o comportamento e atrair o tipo certo de visitantes, aqueles que podem tornar-se clientes em potencial. Caso seu portal tenha também um ambiente de vendas, é importante que seu provedor de hospedagem consiga extrair informações que possam auxiliá-lo a aumentar ainda mais suas vendas. Para um outro exemplo de como um grande volume de dados pode transformar-se em informação estratégica, recomendo o artigo do Techbits que explora o fato do Orkut ser o maior sistema de gestão de relacionamento do Brasil.
Para terminar esta série adicional de artigos sobre portais corporativos, deixo mais alguns links para os que quiserem um aprofundamento nos assuntos abordados recentemente:
Mais um abraço pra Wanda Lucia Schmidt! Espero que tenhas gostado desta nova série!
Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.
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