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Por Cesar Brod
Data de Publicação: 04 de Janeiro de 2008
A cada vez que penso que terminei essa série sobre portais corporativos, os leitores instigam-me a dar continuidade a ela com novas perguntas, comentários e sugestões. Várias pessoas pediram-me um "exemplo real". Eu respondia dizendo que tudo o que escrevi, nessa série, era uma compilação da experiência real da Brod Tecnologia em vários projetos dos quais participou e que não havia muito mais o que eu pudesse escrever sobre o assunto. Outra razão pela qual preferi não escrever, aqui, um "estudo de caso", é que isso poderia parecer propaganda da nossa empresa e este não é o intuito desse espaço. Por fim, cedi às minhas resistências e, com a aprovação da Casa de Cinema de Porto Alegre vou contar sobre este nosso novíssimo projeto.
A Casa de Cinema de Porto Alegre completou 20 anos no dia 22 de dezembro de 2007. Até então, o site da casa era mantido pela sua própria equipe, especialmente pelo Giba Assis Brasil, sócio da mesma, montador de primeira e hacker nas horas vagas. As soluções artísticas e artesanais na confecção do site da Casa exploraram o HTML até os seus limites, com criatividade surpreendente. A evolução da presença da Casa na web pode ser acompanhada na Wayback Machine. Aí está um ponto importante para a proposição de um novo projeto: é necessário conhecer a história do que já existe para que seja criado um entendimento, o mais próximo possível, do desejo do cliente, mas algumas coisas devem ser especialmente consideradas:
Nada disto acontece apenas na pesquisa histórica da evolução do site do cliente e nem em algumas poucas reuniões. É muito comum, ao menos em nosso caso, que uma proposta original seja apenas a base para a construção de um relacionamento, antes de que um projeto seja, realmente, iniciado. Com a Casa de Cinema foi assim. Entre as conversas iniciais e o início do projeto passaram-se oito meses. Esse longo tempo de namoro faz com que a confiança, na relação que se inicia, seja plena e o cliente espera, até mesmo, que o fornecedor seja capaz de tomar decisões sobre a evolução do projeto sem a necessidade de consultá-lo a todo o momento. É preciso sempre lembrar que, se fomos escolhidos para prestar um determinado serviço, é porque o cliente não tem o devido tempo para que ele mesmo o execute, ou porque a execução desse serviço está fora do seu foco estratégico. E o próprio nome da empresa já explicita o foco da Casa de Cinema de Porto Alegre.
O projeto da Casa teve, porém, uma série de particularidades:
Em nossas reuniões e trocas de emails, já procuramos expor para a Casa, de maneira simples, como seria o novo portal, de acordo com o desejo deles e com o que poderíamos entregar no limite de tempo. A cada interação com a Casa, desde antes da proposta, já fomos traduzindo o que seria o trabalho em User Stories, que depois foram apresentadas aos parceiros escolhidos para a execução do projeto.
A Dobro Comunicação responsabilizou-se pela arte e leiaute do portal, trabalhando com elementos de uma sala de cinema e outros que remetem à cinematografia. Estes elementos são, ora evidentes, ora discretos, buscando proporcionar aquela impressão de que sempre pode haver algo que não percebemos em uma primeira visita. A SizeOf ficou encarregada de trabalhar todos os elementos do leiaute e colocá-los em um site dinâmico, com todos os dados armazenados em uma base de dados e uma interface para a gestão de conteúdo que controlasse todos os elementos do portal sem a necessidade de conhecimento técnico. Os desafios impostos pelo leiaute feito pela Dobro acabaram por despertar na SizeOf aquela vontade nerd de buscar a perfeição absoluta. A Joice, pela Brod Tecnologia, ficou responsável por conter as aloprações gerais para que o novo portal entrasse no ar no dia 22 de dezembro. Funcionou tudo? Claro que não!
Transparência radical foi a tônica do desenvolvimento desse projeto. O cliente foi exposto, temerariamente, a tudo. Afinal, o tempo era muito escasso e não havia como apresentar um resultado final e perguntar: Tá bonito? A construção foi conjunta, a Clarissa, da Casa, que o diga (e dirá ainda muito!).
O Rodrigo, da Dobro, ficou o tempo inteiro acompanhando a evolução da "dinamização" do portal. Afinal, a arte dele deveria ficar imaculada! Mais adiante ele aceitou, sem concordar muito, que uma mácula aqui e outra ali poderiam ferir a obra momentaneamente - apenas momentaneamente! É um filho que nasce lindo, mas prematuro.
Acabamos de voltar da festa de comemoração dos 20 anos da Casa de Cinema de Porto Alegre. É madrugada do dia 23 de dezembro. Tem, ainda, muita coisa a ser feita. Mas, decidimos agora, parar, olhar, admirar, pensar no que ainda falta, com mais calma e novo prazo: a segunda semana de janeiro de 2008. A Casa de Cinema não é apenas cliente, mas cúmplice da Brod Tecnologia. Os parceiros de desenvolvimento, a Dobro e a SizeOf juntam-se a essa cumplicidade.
Acabo de ler Funky Business, que o Rubens Queiroz me emprestou. Dentre outras coisas, os autores falam da nova estrutura de parcerias de desenvolvimento e relações com clientes. Eu não tinha ainda um nome para definir este projeto com a Casa de Cinema. Agora eu sei! Foi Funky! Vai ser durante muito tempo! E é assim que tem que ser!
Abraços a todo o pessoal da Casa! Obrigado pela oportunidade e pelas múltiplas taças de Prosecco!
Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.
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