você está aqui: Home → Coluna do Cesar Brod
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Por Cesar Brod
Data de Publicação: 07 de Julho de 2008
Depois que começamos a ler sobre métodos ágeis de desenvolvimento de software, acabamos por descobrir que tais métodos não necessariamente aplicam-se só para isso. Acabo de ler a newsletter Get to the Point que conta que a Alaska Airlines passou a atender seus passageiros no check-in em apenas oito minutos, contra uma média de 25 minutos que levava anteriormente. Uma equipe da própria empresa fez a pesquisa e os testes que levaram à reestruturação do check-in. A consultora Leigh Duncan-Durst, que escreveu sobre o assunto, aponta que todas as empresas podem seguir o exemplo da Alaska Airlines:
Leigh ainda conclui com uma motivação: "Nem sempre você precisa de uma pesquisa sofisticada ou agências caras para ajudá-lo a melhorar sua experiência. Freqüentemente, você pode encontrar soluções inovadoras dentro de sua própria empresa".
Aliás, é por aí mesmo, dentro da empresa, que um bom consultor tipicamente começa a colher material para o seu trabalho, não é mesmo?
Artigo produzido originalmente para a rede social I-Scrum.
Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.
Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].