você está aqui: Home → Coluna do Cesar Brod
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Por Cesar Brod
Data de Publicação: 14 de Julho de 2009
No início deste primeiro semestre de 2009 a Joice, minha sócia, matriculou-se na disciplina de Engenharia de Software do Programa de Pós Graduação do Instituto de Informática da UFRGS, ministrada pelo Prof. Marcelo Soares Pimenta. A idéia dela foi, além de dar sequência à sua formação acadêmica já contando créditos para o mestrado, fazer também um apanhado teórico e prático que propiciasse à nossa empresa uma revisão dos nossos próprios processos de gestão de desenvolvimento. Foi daí que ela resolveu convidar-me para ser aluno ouvinte da disciplina, aproveitando nossa agenda de visitas à Porto Alegre. Foram mais de 20 encontros onde, além de expor seu grande conhecimento na área, o professor incentivou bastante a participação de seus pouco mais de 20 alunos que, ao final, apresentaram uma série de trabalhos envolvendo desde desenvolvimento seguro, feature driven development, design patterns até modelagens de processos de negócios e web engineering. Cada par de alunos selecionou um tema que tinha mais relação com o seu trabalho ou área de estudo e, assim, ao final do curso, tivemos um painel muito bacana, com todos compartilhando a aprendizagem em sala de aula e suas experiências profissionais.
A Joice e eu escolhemos -- que surpresa! -- o tema "Engenharia de Software para Software Livre". O trabalho constituiu-se em um levantamento bibliográfico e na observação de práticas de comunidades de desenvolvimento que estivessem relacionadas a métodos e processos de engenharia de software, fazendo um mapeamento entre elas. Decidimos tornar público este trabalho pois, ainda hoje, deparamo-nos com questionamentos sobre a qualidade, organização e compromisso com futuros desenvolvimentos em projetos de software livre. Observamos que, mesmo um projeto como o Linux, aparentemente iniciado com um simples email enviado em agosto de 1991 por Linus Torvalds ao grupo Usenet comp.os.minix, carrega muito da história de anos que propiciaram tal início. Além disso, o trabalho evidencia o uso de controles para a gestão de configurações, a forma como as comunidades estão organizadas, o uso de metodologias ágeis e design patterns por projetos de software livre, entre outros. Ele não é, nem de longe, uma abordagem completa sobre o assunto, mas apresenta uma ampla literatura e demais referências para aqueles que estiverem interessados em saber mais sobre o assunto.
O trabalho pode ser acessado neste link a partir do qual também é possível baixar a sua versão completa em pdf.
Nota: A partir de 3 de agosto de 2009, Joice Käfer e Cesar Brod estarão ministrando cursos sobre gestão de conteúdo com o Drupal e mapas interativos na web com a Google Maps API. Mais informações podem ser obtidas na página de cursos Premium da Alfamídia ou pelo telefone (51) 2111-1666.
Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.
Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].