você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod


De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Latinoware 2009

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 07 de Agosto de 2009

O ano de 2003 foi especial para a BrodTec e, claro, para mim. Havíamos, junto com a Univates, concluído o projeto de desenvolvimento regional, geração de emprego e renda que deu origem à fundação da Solis, a primeira cooperativa de serviços para o desenvolvimento e integração de soluções em software livre. Também foi publicado pela OneWorld.Net o livro Free as in Education para o qual escrevi um painel sobre o desenvolvimento de software na América Latina, um trabalho patrocinado pelo governo da Finlândia. Tanto o livro quanto o modelo de negócios que unia cooperativismo e software livre levaram-me a ministrar uma disciplina em um curso de extensão da Universidad de Extremadura, na Espanha. Foi em 2003 também, durante a 1ª Conferência Internacional Software Livre Brasil que começamos a falar sobre a Latinoware.

Tive a grata oportunidade de participar da coordenação do temário da 1.a Latinoware, especialmente porque o evento proporcionou o encontro de pessoas de vários países da América Latina que já haviam contribuído com o trabalho que eu havia feito para o governo da Finlândia. A localização do evento em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina foi emblemática para este tipo de encontro que seguiu acontecendo em todas as edições posteriores do evento.

Neste ano de 2009 ganhei de novo o grato presente de ser convidado a participar da coordenação do temário da sexta edição da Latinoware. Quando recebi o convite, propus que, dentro das linhas já consagradas pelo evento, que incluem encontros e palestras das várias comunidades de software livre, espaços para a discussão do software livre na educação, gestão pública e na geração de negócios, trabalhássemos também temas que pudessem englobar todas estas linhas. Obviamente o tema relativo à integração de esforços latino americanos, proporcionando o contato entre as pessoas dos vários países, já é o DNA da Latinoware. Além deste, iremos tratar neste ano a qualificação do desenvolvimento do software livre, em um eixo que está composto de palestras voltadas a metodologias de desenvolvimento mas também à questões de marketing de soluções e casos de sucesso na adoção corporativa deste tipo de tecnologia. Outro tema é mais festivo: a comemoração dos 40 anos do Unix, da origem da Internet, do nascimento do Linus Torvalds e da barba do Maddog.

Já confirmamos uma série de palestrantes como o historiador Peter Salus (foi dele a idéia da comemoração dos vários 40 anos); o Fred Brooks Jr, autor do livro "O Mítico Homem-Mês"; o Luis Falcon, da Argentina, que vai falar sobre o projeto Medical; o Timothy Ney, da Linux Greenhouse, palestrando sobre a incubação de empresas e captação de recursos para o desenvolvimento de software livre; a Emily Salus, da CollabNet, que vai nos contar sobre os desafios de se fazer marketing para soluções em software livre e muitos, muitos outros que vamos divulgar ao longo deste mês no portal do evento. Claro, nosso quase brasileiro Maddog estará também presente. Pessoas de todos os países latino americanos estarão presentes, falando sobre as mais recentes novidades de desenvolvimento de software livre em suas regiões e buscando oportunidades de colaboração.

As inscrições poderão ser feitas no portal da Latinoware. Contamos com a sua participação!

E não custa lembrar que sempre temos espaço para mais patrocinadores!

Conheça o projeto MapZoom, baixe o código fonte e deixe um comentário em nosso livro de visitas.

Sobre o autor

Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod