você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod


De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Sobrecarga de informações

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 10 de Maio de 2011

Acabo de ler um artigo do Lee Odden onde ele diz que hoje produz-se em dois dias mais informação do que toda a que foi gerada desde que a humanidade surgiu até o ano de 2003.

Eu lembro que lá pelo final dos anos 1990 eu estava meio cansado de participar de eventos de tecnologia, já que tudo o que eu via nos eventos deixara de ser novidade. Eu já conhecia tudo de antemão assinando algumas listas de notícias e visitando alguns sites especializados na web. Hoje já gosto de novo de ir a eventos pois é neles que recebo a informação já selecionada e tenho a oportunidade de interagir de forma mais imediata, diretamente, com as pessoas. Um evento pelo qual tenho um carinho especial é o Encontro Locaweb de Profissionais de Internet do qual eu e a Joice participamos desde a sua primeira edição em Porto Alegre.

Acho que pela própria natureza da Locaweb, uma empresa que hospeda uma enorme parte da web brasileira, a filtragem que eles fazem das informações e o time de palestrantes que eles trazem para passá-las ao público são absolutamente eficazes. A repercussão e ampliação do evento nas mídias sociais também ajudam a fixar boas ideias e conceitos na memória: os conceitos-chave de cada palestra são tuitados e retuitados em 140 caracteres especialmente condensados pelos próprios participantes do encontro. Confiram isso buscando no twitter pela hashtag #13elw.

Eu também aproveito a ocasião para apropriar-me descaradamente de boas ideias para as minhas próprias apresentações (e artigos!) e para assediar palestrantes para a Latinoware!

Mas voltando a esta questão de sobrecarga de informações, está claro e estatisticamente comprovado que gostamos e precisamos de gente que nos ajude a selecioná-la. E, ao que parece, gente de carne e osso mesmo. Animado pelas conversas do Encontro Locaweb, fui dar uma olhada em alguns dados históricos do Google Analytics para a Casa de Cinema de Porto Alegre. A tabela abaixo mostra, em abril de 2008, as principais fontes de visitas para o portal:

Origens Visitas
google (organic) 2.960
(direct) ((none)) 1.819
roteirodecinema.com.br (referral) 1.445
live (organic) 194
yahoo (organic) 100

Já dá para notar que um percentual significativo de visitas vinham do site Roteiro de Cinema, o que é perfeitamente natural, já que a Casa publica absolutamente todos os roteiros de seus filmes e curtas (em vários casos, até a evolução destes roteiros até o seu tratamento final). Bastante gente ainda chegava ao site da Casa diretamente (digitando o endereço no navegador) mas, a grande maioria ainda era trazida pelos mecanismos de busca.

Para o mesmo período, agora em 2011, as visitas ainda seguem, em sua maioria, originada pelos mecanismos de busca e pelo Roteiro de Cinema, mas o twitter, a Wikipedia e o Facebook já despontam como origens importantes e numericamente sempre crescentes:

Origens Visitas
google / organic 7.295
(direct) / (none) 2.667
roteirodecinema.com.br / referral 1.156
google.com.br / referral 617
facebook.com / referral 304
pt.wikipedia.org / referral 275
twitter.com / referral 182

Roteiro de Cinema, Facebook, Wikipedia e Twitter não são mecanismos automáticos. Todos os links que estão lá e que levam visitantes para a Casa de Cinema são colocados por humanos. Pensando no meu próprio comportamento na web, eu vejo que há dois anos minha fonte de notícias principal era a seleção de feeds que eu mesmo havia feito no iGoogle. Hoje isto foi substituído pela página inicial do Facebook, onde estão os links submetidos por meus amigos e conhecidos e para onde a maioria já direcionou também seus tweets. Também tenho notado que, em várias ocasiões, o sistema de mensagens pessoais do Facebook vem substituindo o email (e com algumas pessoas, por alguma razão, ele é até mais eficaz!).

É até frustrante termos que nos resignar a aceitar que jamais conseguiremos ter acesso a totalidade da informação gerada no mundo hoje, mas isto é um fato concreto. Em algum lugar alguém acabou de compor uma música espetacular, registrou um vídeo de um local fascinante, escreveu uma poesia lindíssima e nada disso chegará até nós. Mas, em determinado momento, um amigo vai voltar de uma viagem cheio de novidades e em um próximo evento vamos assistir a uma palestra sobre uma tecnologia que está sendo desenvolvida há uns três anos e para nós será novidade. Por mais que a tecnologia evolua é bom saber que são mesmo as pessoas de verdade que nos trazem as boas notícias.

Obrigado e parabéns ao Gilberto Mautner e toda a sua equipe, que sabem muito bem fazer tecnologia com pessoas de verdade!

Sobre o autor

Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod