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Por Cesar Brod
Data de Publicação: 19 de Setembro de 2012
Não sei se ainda é assim. Quando eu estava no ensino fundamental participei de várias exposições de arte e projetos de feira de ciências nos quais os alunos ganhavam medalhas para os primeiros lugares e, aqueles que chegavam quase lá ganhavam medalhinhas de honra ao mérito.
O Linkedin, o Quora e outras redes sociais dão uma espécie de medalha, ou distintivo, às melhores respostas para as perguntas vindas de seus participantes. Segundo o Linkedin, eu sou experto em "Computers and Software" e "Change Management" por ter oferecido a melhor resposta para perguntas nestas categorias.
O Waze tem sido uma de minhas redes sociais preferidas! Ele visa a melhoria de mapas de vias públicas através da colaboração e dá pontos a quem contribui com edições de seus mapas. O Vale do Taquari é um prato cheio para quem quer ganhar pontos e avançar em categorias. Por enquanto sou um "Grown-Up", mas com pouco menos de 800 pontos chego ao próximo nível!
Há algum tempo participei de um projeto (chegamos até a desenvolver uma prova de conceito) que visava a criação de um ambiente virtual de aprendizagem que partia do conceito de que tal ambiente não devia ser imposto, mas aproveitado e medido.
Na web as pessoas criam seus próprios ambientes de aprendizagem, que se desenvolvem de forma orgânica e em tempos muito pessoais e particulares, independentes de imposições externas. O desafio consiste em reconhecer tudo o que as pessoas usam para aprender e medir essa aprendizagem, de forma que o conhecimento adquirido seja, potencialmente, alinhado a processos de interesse de empresas e seus projetos. Além disso, as empresas (ou seus projetos) devem ser capazes de fornecer a seus funcionários, colaboradores e outros aprendizes em potencial elementos naturais de aprendizagem, nos mesmos formatos e tempos que já se provam eficazes.
Minhas três filhas, mesmo com uma educação musical formal, são alunas autodidatas do portal Cifraclub. Eu sou aluno assíduo do TED, com orgulho! Aprendi muito sobre inovação e criatividade em palestras do TED. Para aprender uma receita de alguma coisa ou uma forma diferente de dobrar uma camiseta, sempre recorremos à web. Conheci exímios programadores e gurus de segurança em redes que só aprenderam por conta própria, com professores informais encontrados em fóruns de discussões na web. Agora, como todo esse conhecimento informal pode ser medido e comprovado de forma eficaz?
Eu gosto da ideia de uma certa formalização do mérito. Pequenas vitórias pessoais que dão direito a uma medalha ou distintivo concedidos através da web. Algo que me permita contratar um guitarrista para a minha banda, alguém que tenha ao menos três medalhas de vitória em graus distintos de dificuldade de execução de harmonias do Cifraclub. Alguém que tenha tido as melhores respostas sobre métodos ágeis no Linkedin. Alguém que tenha contribuído de forma substancial para a segurança do Drupal. Por isso estou gostando muito do projeto Open Badges da Fundação Mozilla.
O Open Badges propõe uma estrutura na qual educadores de diversas naturezas possam entregar "medalhas" àqueles que comprovem ter adquirido um determinado tipo de conhecimento e, àqueles que ganharam as "medalhas", que as exibam. Sim, há muito o que evoluir nesta questão, mas o próprio blog do projeto propõe um raciocínio interessante:
Uma "medalha" é representativa de uma aprendizagem apropriada? Para quem a "medalha" representa alguma coisa? @@ Quem tem a autoridade de conceder uma "medalha"? @@ A posse de uma "medalha" garante que seu possuidor é detentor do conhecimento desejado? @@ A posse de uma "medalha" garante que seu possuidor foi devidamente avaliado?
Troque "medalha" por "diploma universitário":
Um "diploma universitário" é representativo de uma aprendizagem apropriada? @@ Para quem o "diploma universitário" representa alguma coisa? @@ Quem tem a autoridade de conceder um "diploma universitário"? @@ A posse de um "diploma universitário" garante que seu possuidor é detentor do conhecimento desejado? @@ A posse de um "diploma universitário" garante que seu possuidor foi devidamente avaliado?
Troque "diploma universitário" por qualquer outro tipo de certificado profissional ou acadêmico e tente responder às mesmas perguntas.
A ideia da Mozilla Foundation com o projeto Open Badges é levar à capacitação pessoal o mesmo conceito do software livre: com olhos suficientes, todos os problemas (e falsidades) virão à tona. Nenhum "badge" (medalha, distintivo, diploma, certificado) público e aberto permanecerá válido sem o escrutínio de muitos olhos.
Já há um grupo discutindo um módulo para o uso do projeto Open Badges no gestor de conteúdo Drupal.
Abraços para Luca Toledo, Rodrigo Padula, Guilherme Barros, Joice Käfer e Danilo Araújo (que me apresentou ao Waze)!
Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.
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