você está aqui: Home → Coluna do Cesar Brod
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Por Cesar Brod
Data de Publicação: 11 de Dezembro de 2012
Estou escrevendo um estudo de caso sobre o processo de abertura de dados e transparência pública no Brasil. Uma das coisas que tenho procurado saber é o que as pessoas pensam sobre Governo Aberto. Hoje recebi, em uma lista de distribuição da opensource.com, um link para um artigo do Jason Hibbets, publicado em cinco de dezembro de 2012, que trata justamente desta questão. Agradeço ao Jason por permitir que eu traduzisse, integralmente, este artigo para os meus leitores:
Governo Aberto significa coisas diferentes para pessoas diferentes. Falamos de transparência, colaboração ou participação? Quem sabe um combinado disto tudo? Se você ouvir o Tim O'Reilly falar sobre governo aberto, aprenderá sobre sua visão de governo como uma plataforma.
O'Reilly fala sobre os componentes da web 2.0: computação em nuvem, mídia social e muito mais. Particularmente, ele fala sobre os bens e serviços que o governo pode produzir. Ele foca na habilidade do mercado produzir entregas usando grandes volumes de dados (Big Data) fornecidos pelo governo. Pense na forma como são produzidas aplicações baseadas em dados abertos meteorológicos.
Durante o encontro Code for America, que aconteceu em San Francisco no início de outubro de 2012, tive a oportunidade de descobrir como outras pessoas que estão à frente de ações de governo aberto definem governo aberto. Perguntei a vários participantes do evento o que isto significa para eles - suas respostas foram diferentes, ainda que convergentes.
"É ser aberto, inclusivo e colaborativo com os cidadãos, de forma que eles sintam-se confortáveis com o que o governo está fazendo. Assim os cidadãos desejam ser parte da solução. Também diz respeito a gerar eficiência a partir dos governos. Nós fazemos coisas baseadas na tradição, não na lei ou na política. O processo de governo aberto é uma forma de melhorar isso."
"Não significa apenas ter a abertura de forma a responsabilizar o governo. É o simbolismo de abrir a porta, convidando a sociedade civil a participar do governo."
"É a forma pela qual nosso governo deve funcionar. É a democracia em ação. É um governo que responde a seus cidadãos, que permite que eles estejam envolvidos. A transparência constrói a confiança. Ela constrói uma janela que permite às pessoas vigiarem o que seu governo está fazendo. É a construção de comunidade e é aquilo que os fundadores do país acreditavam. É a constituição tornando-se verdadeira."
"Governos que funcionam como a Internet. Em rede. Geradores. E um reflexo do que somos."
"Governo aberto significa restabelecer a confiança em valores democráticos. Hoje ouvimos muito ruído na política. A abordagem do governo aberto é apartidária e é, realmente, sobre conectar pessoas novamente a suas comunidades. Isto significa que as pessoas estarão conectadas entre si. Isto é estimulante!"
"Penso em termos um pouco diferentes. Um governo é para os cidadãos e ele deve prover um ciclo de confiança de forma que os cidadãos participem do governo. Há três valores fundamentais para isso: respeito, participação e unidade. O mais importante é unidade, pois é ela que trará cidadãos e governo, novamente, no mesmo lado."
Mesmo que os defensores do governo aberto o definam de formas diferentes, a sua missão é uma constante: governo aberto é sobre empoderamento do cidadão. O que isto significa para você? Compartilhe seus pensamentos sobre governo aberto nos comentários e permita-nos saber se uma maior abertura está tornando o seu governo melhor.
Este texto está sob a licença Creative Commons SA-BY, com atribuição de autoria a Jason Hibbets.
Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.
Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].