você está aqui: Home → Coluna do Cesar Brod
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Por Cesar Brod
Data de Publicação: 15 de Julho de 2013
A revista Wired, em sua edição britânica de agosto de 2013 traz o artigo Success Through Enlightenment, escrito por Noah Shachtman.
No quinto artigo da série que escrevi sobre Ambiente Pessoal de Aprendizagem falei um pouco sobre o assunto. Só para você não ter que já sair dessa leitura atrás dos links acima, colo um trecho do meu artigo anterior aí embaixo:
A meditação consiste em dar um espaço de tempo para que o próprio cérebro saia da simples produção de conteúdo para a observação de seu fluxo. Como disse nosso professor de meditação Vipassana, é como se a gente estivesse o tempo inteiro dentro de um rio, que é onde estão nossos pensamentos, e a meditação é sentar-se à margem do rio para observá-los, sem crítica ou julgamento. Como o nosso cérebro ocidental não está muito acostumado com estas coisas nós temos que treiná-lo a fazer isso, sentar-se à margem do rio. Uma boa técnica é focar nosso cérebro na observação de nossa respiração (ar entrando, ar saindo) e, ao notar que ele começa a ocupar-se com outra coisa, conduzi-lo de volta à observação da respiração. Conseguir fazer isso já é meio caminho andado! Um treino de dez minutos por dia, para começar, já produz resultados notáveis. Muitos estudos sérios comprovam a eficácia da meditação. Apenas em português o Google Scholar aponta quase 24.000 trabalhos acadêmicos sobre o assunto, 420 apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O texto de Noah para a Wired traz, para os que ainda são céticos quanto à meditação, os argumentos que podem estar faltando para essa prática, amplamente adotada no Vale do Silício, onde ela não é só uma questão de paz interior, mas elemento fundamental para a manutenção de uma liderança inovadora.
No norte da Califórnia o misticismo que muitas vezes acompanha a meditação é deixado de lado. Segundo Kenneth Folk, guru da iluminação de código aberto, "o misticismo em torno da meditação é algo retrógrado, a questão é treinar o cérebro e misturar toda a sopa química que está dentro dele".
De qualquer forma, a prática da meditação fez com que o Facebook reescrevesse os alertas para seus usuários de forma que eles transmitissem mais compaixão e o Google criou o cargo de Companheiro Feliz para servir como um evangelista da meditação entre seus funcionários.
Pois bem, se você ainda não acredita que a meditação é capaz de fazer uma baita diferença positiva em sua vida, não precisa acreditar em mim, mas dá uma visitadinha nos links desse artigo aqui.
Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.
Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].