você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod


De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

A meditação é a alma do negócio

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 15 de Julho de 2013

A revista Wired, em sua edição britânica de agosto de 2013 traz o artigo Success Through Enlightenment, escrito por Noah Shachtman.

No quinto artigo da série que escrevi sobre Ambiente Pessoal de Aprendizagem falei um pouco sobre o assunto. Só para você não ter que já sair dessa leitura atrás dos links acima, colo um trecho do meu artigo anterior aí embaixo:

A meditação consiste em dar um espaço de tempo para que o próprio cérebro saia da simples produção de conteúdo para a observação de seu fluxo. Como disse nosso professor de meditação Vipassana, é como se a gente estivesse o tempo inteiro dentro de um rio, que é onde estão nossos pensamentos, e a meditação é sentar-se à margem do rio para observá-los, sem crítica ou julgamento. Como o nosso cérebro ocidental não está muito acostumado com estas coisas nós temos que treiná-lo a fazer isso, sentar-se à margem do rio. Uma boa técnica é focar nosso cérebro na observação de nossa respiração (ar entrando, ar saindo) e, ao notar que ele começa a ocupar-se com outra coisa, conduzi-lo de volta à observação da respiração. Conseguir fazer isso já é meio caminho andado! Um treino de dez minutos por dia, para começar, já produz resultados notáveis. Muitos estudos sérios comprovam a eficácia da meditação. Apenas em português o Google Scholar aponta quase 24.000 trabalhos acadêmicos sobre o assunto, 420 apenas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O texto de Noah para a Wired traz, para os que ainda são céticos quanto à meditação, os argumentos que podem estar faltando para essa prática, amplamente adotada no Vale do Silício, onde ela não é só uma questão de paz interior, mas elemento fundamental para a manutenção de uma liderança inovadora.

No norte da Califórnia o misticismo que muitas vezes acompanha a meditação é deixado de lado. Segundo Kenneth Folk, guru da iluminação de código aberto, "o misticismo em torno da meditação é algo retrógrado, a questão é treinar o cérebro e misturar toda a sopa química que está dentro dele".

De qualquer forma, a prática da meditação fez com que o Facebook reescrevesse os alertas para seus usuários de forma que eles transmitissem mais compaixão e o Google criou o cargo de Companheiro Feliz para servir como um evangelista da meditação entre seus funcionários.

Pois bem, se você ainda não acredita que a meditação é capaz de fazer uma baita diferença positiva em sua vida, não precisa acreditar em mim, mas dá uma visitadinha nos links desse artigo aqui.

Namastê!

Sobre o autor

Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod