você está aqui: Home → Coluna do Cesar Brod
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Por Cesar Brod
Data de Publicação: 19 de Setembro de 2013
Sou muito fã do pessoal do HubSpot, uma empresa dedicada a fazer com que as ações de marketing nas empresas funcionem na web, estabelecendo as reais medidas que provam que seu trabalho funciona. Acompanho a empresa desde o seu surgimento, em 2006, assim como o riquíssimo material produzido por ela. A HubSpot é daquelas empresas que entregam o ouro. Eles contam, nos vários white-papers e ebooks que disponibilizam, gratuitamente, as técnicas que usam, estudos de caso e dicas que todos podem usar na melhoria de sua presença na web.
Hoje recebi um mini eBook da HubSpot: Four Essentials of Every Great Website - and how to design yours.
Faz bastante tempo desde que abordei Portais Corporativos aqui, em uma série de artigos sobre o tema, entre agosto de 2007 e janeiro de 2008. Interessantemente, ainda hoje, chega a beirar o hilário o quanto muitas empresas apenas estão na web "por estar" e não seguem uma receita mínima de boas práticas de interação com seus clientes e colaboradores - muitos pratos cheios para o Sobrinho Webdesigner!
De acordo com o eBook da HubSpot, os quatro pilares de um excelente portal são:
Simples e óbvio, não? Ainda assim, ao aplicar técnicas simples de otimização para o usuário, um portal fica à frente de outros 633 milhões de portais na web, segundo pesquisa da Netcraft.
A grande chave para o ponto da virada, ao menos na minha opinião, é a personalização e contextualização do que um portal corporativo apresenta a cada um de seus usuários. Pensa só! A maioria absoluta de tudo o que acessamos na web, hoje, vem da curadoria de nossos amigos e de respostas à pesquisas que cada vez mais acertam na mosca dos nossos interesses. Recentemente, visitando a Joice Kafer em Dublin, entrei com ela em uma loja de um shopping center. A loja não tinha nenhum produto à mostra, apenas catálogos e muitos computadores para a pesquisa em seu estoque, além de atendentes humanos especializados em auxiliar na consulta. Feita a escolha, um aviso era enviado ao estoque e a pessoa podia olhar e tocar no produto que iria adquirir. Um local físico para um "comércio eletrônico" de pronta entrega.
Uma relação entre pessoas e empresas - e entre empresas - é facilitada quando ambos os lados sabem o que querem e são atendidos de acordo com os seus interesses. São raras as exceções em que um cliente entra em uma loja só para ficar olhando as novidades (ele compra algumas novidades apenas se a loja já atendeu, ao menos em parte, seu interesse inicial de compra). São raras as situações em que um fornecedor entra em uma empresa e pergunta o que pode vender para ela. Ainda assim, na Internet, muitas empresas oferecem um balaio de gatos em seus websites (inclusive para os que preferem cachorros) e há uma quantidade abusiva de e-mails e boletins gerando mais antipatia pelo remetente do que qualquer outra coisa.
O documento da HubSpot conclui que muitos analistas de marketing nas empresas ainda não entendem como seus clientes usam, de fato, os seus portais. Dentre as centenas de milhões de sites no mundo é fácil encontrar raras e honrosas exceções, mas de maneira geral, uma simples observação em sites de empresas em geral mostra que a conclusão da HubSpot é certeira.
Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.
Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].