você está aqui: Home  → Coluna do Cesar Brod


De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

A reunião diária no SCRUM

Por Cesar Brod

Data de Publicação: 23 de Janeiro de 2017

Quando conduzo uma oficina ou atuo como coach de métodos ágeis, peço que os participantes se comprometam com ao menos um dos rituais do SCRUM para iniciar o processo de migração para o desenvolvimento ágil de produtos: a reunião diária.

Reuniões ganharam má fama e não é para menos. Mas a reunião diária do SCRUM, também chamada de Daily Scrum ou Stand Up meeting foi concebida como a reunião para acabar com todas as reuniões. Ela é rápida e serve apenas para evidenciar o trabalho de cada membro da equipe para todos os demais. Cada um fala, no máximo, durante 90 segundos, respondendo às três clássicas perguntas:

  • O que fiz ontem?
  • O que vou fazer hoje?
  • O que está impedindo meu trabalho?

É claro que o foco dessas perguntas (e as respostas) tem apenas a ver com o objetivo do Sprint, o período em que um incremento funcional do produto será entregue ao Product Owner.

Ao final da reunião, caso o timebox máximo de 15 minutos não tenha expirado, o ScrumMaster em exercício verificará se os impedimentos podem ser removidos dentro da própria equipe. Se isso não acontecer, ele acionará o Product Owner e qualquer outro recurso ao seu alcance para resolver os impedimentos. Essa é a missão do ScrumMaster e ele irá cumpri-la.

A resistência que pode existir com relação às reuniões diárias tem uma raiz única: medo da transparência.

O SCRUM é uma manifestação do processo empírico, que tem por base três pilares: transparência, inspeção e adaptação. Sem transparência, não há processo empírico (ouso dizer que não há nada que possa ser chamado de processo) e, por consequência, não há SCRUM.

Quem não é capaz de responder às três perguntas acima não trabalha. Simples assim.

Quem não trabalha se esconde em reuniões inúteis. Simples assim.

Experimente propor isso em seu ambiente de trabalho:

Meu povo! Iniciemos cada novo dia de trabalho com a informação, de todos para todos, sobre o que cada um fez ontem, o que cada um fará hoje e digam o que está impedindo o bom desempenho de seu trabalho.

Quem for contra quer esconder algo, fingir que está trabalhando mas, na verdade, não está fazendo nada.

Sobre o autor

Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.

Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].

Veja a relação completa dos artigos de Cesar Brod