você está aqui: Home → Coluna do Cesar Brod
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Por Cesar Brod
Data de Publicação: 20 de Agosto de 2023
É muito gratificante lembrar o quanto a minha aprendizagem e trabalho com métodos ágeis está conectada com o Dicas-L. Esse espaço, aqui, é o que melhor ilustra o que digo sobre agilidade e software livre: dois lados de uma mesma comunidade. Hoje isso ainda é mais claro já que a cultura que mais traz as práticas e ferramentas ágeis, DevOps, está fortemente calcada em ferramentas livres.
A primeira edição de meu livro de Scrum, na época com o subtítulo "Guia Prático para Projetos Ágeis", nasceu aqui. Começou com o Rubens (o Queiroz) me apresentando ao outro Rubens (o Prates). O Prates me convenceu que um livro sobre o assunto era necessário, acabei acreditando. Teve também muito incentivo de outro amigo, o Franklin Carvalho, que queria ver um livro meu, não importava qual fosse, e mais outro amigo, já um autor publicado naquela época e figurinha carimbada nos treinamentos do Dicas-L, o Júlio Neves, para que eu colocasse mãos à obra.
Ainda que meu contato com o que depois veio a chamar-se Métodos Ágeis tenha acontecido ali pelo final dos anos 1980, foi a partir de 1999 que já pude colocar meus conhecimentos em prática com a equipe, que ajudei a criar, de desenvolvimento da Univates, hoje a Universidade do Vale do Taquari. Era desenvolvimento de softwares livres dentro de algo que, na época, chamei de "metodologia orgânica de desenvolvimento". Conto essa história no "copião" de um livro que, mais tarde, seria a base para o meu livro sobre Scrum. Essa história está nesse link. Aliás, acho que nem é preciso dizer, mas não custa repetir, nada do que aprendi e que, orgulhosamente, consigo passar adiante, é segredo. O que está nos meus livros também está na web.
Toda uma turma apaixonada pelo Linux e pelo Software Livre, de forma geral, acabou por reunir-se no entorno do Dicas-L e, mesmo que essa lista de dicas existisse desde muito antes, foi a partir dos anos 2000 que isso se intensificou. Aqui no Sul a gente desenvolvia o sistema acadêmico para a Univates e já havíamos montado um workshop para mostrar para todos o que andávamos fazendo. Esse workshop evoluiu para o Seminário de Desenvolvimento de Software Livre (SDSL), um evento itinerante que rodou por Lajeado, Campinas, São Leopoldo e Brasília. Eram 40 horas carregadas de tudo o que era necessário, na época, para desenvolver soluções de grande porte em software livre, do bem básico até coisas avançadas como desenvolvimento seguro, técnicas ágeis e muito mais. O modelo desse seminário chegou a ser usado pelo Governo Federal na Semana de Desenvolvimento em Software Livre para o Setor Público. As pessoas no entorno desses seminários e de eventos como o Fórum Internacional de Software Livre (a partir de 2000) e a Latinoware (a partir de 2003), dentre outros, de uma maneira ou outra orbitavam o Dicas-L. "Te conheço do Dicas-L!" era uma frase muito ouvida nesses eventos.
Publiquei 150 artigos no Dicas-L, sem contar os que estão na coluna que passei a assinar em um determinado momento. Só perco para o Rubens Queiroz e nem vou dizer quantos artigos ele publicou. Foi em 2007 que escrevi meu primeiro artigo sobre Scrum no portal: uma tradução de uma apresentação do Scrum feita pelo Mike Cohn. Outras publicações sobre o assunto me mostraram que, de fato, havia um interesse amplo sobre o assunto.
Os artigos da minha própria coluna no Dicas-L começam a ser publicados em 2006 e, com frequência instável, vão até 2017. Não surpreendentemente, os mais recentes foram sobre Scrum, o framework que passou a fazer parte ainda maior da minha vida desde a publicação da primeira edição do meu livro.
Relendo essas coisas que escrevi, volto ao começo deste artigo! Aprendi muito aqui, na medida em que relatei minhas experiências que, ainda hoje, espero que possam ajudar mais pessoas. O mínimo que posso fazer para retribuir todo o conhecimento que recebi de todas essa comunidade ampla de conhecimento aberto (Software Livre, Agile, DevOps) é passar esse conhecimento adiante.
Para ler todos os meus artigos no Dicas-L, sobre o Scrum, tente essa busca no Google:
site:dicas-l.com.br intext:"Cesar Brod" Scrum
Agora, passando o chapéu, se esse conteúdo que escrevi te ajudou em algum momento, pensa em contribuir para o financiamento coletivo da nova edição do meu livro. Ele agora se chama "Scrum - Projetos Ágeis e Pessoas Felizes". Está no Catarse.
E é claro que ele sempre estará livre em https://scrum.brod.com.br
Cesar Brod usa Linux desde antes do kernel atingir a versão 1.0. Dissemina o uso (e usa) métodos ágeis antes deles ganharem esse nome. Ainda assim, não está extinto! Escritor, consultor, pai e avô, tem como seu princípio fundamental a liberdade ampla, total e irrestrita, em especial a do conhecimento.
Mais sobre o Cesar Brod: [ Linkedin ] | [ Twitter ] | [ Tumblr ].