você está aqui: Home  → Colunistas  →  BrOffice.ORG

Conversão de formatos com BrOffice.ORG

Por Rubens Queiroz de Almeida

O programa BrOffice.ORG possui facilidades de conversão de arquivos de diversos formatos. A integração com os aplicativos da suite de escritórios da Microsoft é muito boa e o BrOffice.ORG consegue ler e gravar arquivos nos formatos PowerPoint, Excel, Word.

O BrOffice.ORG oferece também um recurso para a conversão em lote de grande quantidade de arquivos.

Passaremos a explicar o processo, bastante simples, nos próximos parágrafos. Para uma melhor leitura do documento, as imagens originais foram reduzidas. Para visualizar a imagem no tamanho original basta clicar sobre qualquer das imagens abaixo.

Para usar esta facilidade, acesse o menu Arquivo e em seguida Assistentes, conforme ilustrado na figura a seguir.

A conversão é feita para o formato da versão 2.0 do BrOffice.ORG, que utiliza o padrão OpenDocument. Na tela de conversão temos a opção de converter os arquivos de versões anteriores do BrOffice.ORG e arquivos da suíte de escritórios Office, da Microsoft. Para nosso exemplo utilizaremos a conversão a partir de documentos Microsoft Office, mais especificamente arquivos de apresentação PowerPoint.

A próxima tela nos pede para identificar que tipo de conversão desejamos fazer, se modelos ou documentos do PowerPoint, diretório de origem e destino dos arquivos gerados.

Em seguida temos um resumo das ações solicitadas. Para prosseguir com o processo de conversão basta clicar em Converter.

Podemos acompanhar todo o processo de conversão. Ocasionalmente, o programa poderá nos solicitar intervenções em caso de erros.

A suíte de escritórios BrOffice.ORG é livre e gratuita e pode ser baixada de diversos endereços na Internet. O site do projeto oferece links para download e diversos outros recursos, como tutoriais e tira-dúvidas.

A Unicamp oferece também, em parceria com a equipe brasileira do projeto brOffice, um sistema online de perguntas e respostas, de livre uso e consulta.

Publicado originalmente na Dicas-L em 6 de abril de 2006.

Sobre o autor

Rubens Queiroz de Almeida é engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalha na Unicamp, no Centro de Computação, desde 1988. Colaborou em diversas edições da Revista do Linux, com artigos demonstrando a viabilidade e importância estratégica do software livre. É autor dos livros Linux - Dicas e Truques, As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, Read in English - Uma Maneira Divertida de Aprender Inglês, e colaborou na confecção do livro A Leitura nos Oceanos da Internet.

Mantém os sites Aprendendo Inglês, EduLinks, Contando Histórias e a Dicas-L.


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Cantinho do Shell NewsFeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa desta coluna