você está aqui: Home → Colunistas → BrOffice.ORG
Fonte: http://www.broffice.org.br/?q=edidoc
É um gerador automático de documentação padronizada para o BrOffice.org 2.x.
O Edidoc foi criado para facilitar o trabalho das pessoas que necessitam gerar documentos padronizados e numerados seqüencialmente. Serve basicamente para a geração de documentação em ambientes administrativos, facilitando a organização e a recuperação das informações.
Sim, o Edidoc é licenciado através da licença GNU GPL. Veja mais detalhes na seção Licença de Uso.
Para utilizar o Edidoc são necessários:
Nota: o Edidoc não possui código Java. A dependência do JRE para execução é derivada da utilização do mecanismo HSQLDB do BrOffice.org Banco de Dados, que possui dependência do JRE.
O Edidoc está disponível em http://www.prodesk.com.br/downloads/edidoc/edidoc.zip
O Edidoc foi originalmente desenvolvido no TRT4 em meados da década de 1990. A aplicação foi desenvolvida em Word Basic (Word 2.0), gerando documentos no formato .doc. Em 2004, o Edidoc foi recodificado para o BrOffice.org 1.1.x. Em 2005, a aplicação foi disponibilizada sob uma licença livre gerando documentos no formato OpenDocument (.odt).
Abra o arquivo edidoc.odt. Você será perguntado se deseja ativar ou não a execução dos códigos de macros. Clique em Ativar Macros para habilitar a execução do código do Edidoc. Na primeira vez, a aplicação instalará a Fonte de Dados do Edidoc na configuração da instalação do BrOffice.org para o usuário corrente. O usuário deverá indicar o arquivo Edidoc.odb que deseja utilizar para a geração dos documentos (o arquivo se encontra dentro da pasta .../Edidoc/config/).
Ao finalizar a instalação da Fonte de Dados, o Edidoc mostrará uma mensagem de sucesso na configuração do ambiente.
Após o término, já é possível gerar documentos através do botão Gerar Documento. O botão acionará o assistente de geração de documentos. Passo-a-passo, escolha o tipo de documento e o conteúdo de cada campo. Ao finalizar, o Edidoc criará um documento baseado num modelo pré-existente, atualizará o número do documento, substituirá os campos correspondentes com os valores escolhidos e salvará o novo documento na pasta documentos do diretório do Edidoc.
O novo documento estará pronto para a edição, bastando inserir o conteúdo do texto do documento.
O Edidoc gera documentos baseados em modelos. Editando os modelos, é possível padronizar a geração de documentos com a definição de atributos como logotipos, margens, cabeçalhos, rodapés, etc...
Os modelos estão armazenados na pasta modelos do diretório Edidoc.
Recomenda-se que não sejam alteradas as tags identificadas com parênteses { }. Esses tags servem de referência para o mecanismos de localização e substituição de palavras dentro do documento.
Primeiro, abra o modelo desejado, como está descrito na pergunta 1.4, depois, insira uma figura no local apropriado. Vá até o menu Inserir > Figura > Do arquivo...
, localize o seu logotipo e clique em Abrir.
Recomendamos que não seja marcada a opção Vincular
e que a figura seja inserida com a Quebra Automática marcada para Quebra Automática de Página Ideal. Para exemplo, o selo Creative Commons GNU GPL foi inserido como uma representação de um logotipo.
Todos os documentos ficam armazenados na pasta documentos, dentro do diretório do Edidoc. A identificação de cada documento pode ser feita através da tabela abaixo:
Prefixo | Tipo de Documento |
---|---|
MM | Memorando |
OF | Ofício |
FX | FAX |
Os dados do Edidoc são armazenados em um arquivo do BrOffice.org Banco de Dados (.odb). Para alterar os dados, abra o arquivo Edidoc.odb ou edite-os diretamente através da ferramenta Fontes de Dados (Exibir > Fontes de Dados).
Cada tabela do Banco de Dados do Edidoc serve para o preenchimento de um dos campos do assistente de geração de documentos.
De acordo com a lista abaixo, é possível identificar cada tabela e sua respectiva funcionalidade:
Nota: a estrutura utilizada no Edidoc para o BrOffice.org 2.0 é uma adaptação da estrutura para a versão 1.1.x, desenvolvida através da utilização de arquivos .DBF. As próximas versões do Edidoc serão alteradas para suportar configurações de documentação mais complexas, aproveitando funcionalidades incorporadas ao Banco de Dados do BrOffice.org na versão 2.0, como chaves e relacionamentos.
São planejadas:
Qualquer pessoa poderá colaborar com o desenvolvimento do Edidoc através de alguma das seguintes alternativas:
As pessoas que contribuírem para o desenvolvimento serão mencionadas como participantes da iniciativa e terão o amplo reconhecimento do apoio ao projeto.
Para isso, entre em contato com o gerente de desenvolvimento do Edidoc, Gustavo Pacheco, através do e-mail gbpacheco_em_openoffice.org .
Minha organização utiliza o Edidoc mas necessita de funcionalidades extras ou funcionalidades específicas que não estão incorporadas na aplicação. Como poderíamos colaborar com o desenvolvimento da aplicação através da incorporação desses novos recursos?
Qualquer organização poderá colaborar com o Edidoc financiando o trabalho dos desenvolvedores para o desenvolvimento de novas funcionalidades. Todas as novas funcionalidades desenvolvidas serão incorporadas e estarão à disposição dos usuários. As organizações que contribuírem para o desenvolvimento serão mencionadas como participantes da iniciativa e terão o amplo reconhecimento do apoio ao projeto.
Para mais informações, entre em contato com o gerente de desenvolvimento do Edidoc, Gustavo Pacheco, através do e-mail gbpacheco_em_openoffice.org.
Rubens Queiroz de Almeida é engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalha na Unicamp, no Centro de Computação, desde 1988. Colaborou em diversas edições da Revista do Linux, com artigos demonstrando a viabilidade e importância estratégica do software livre. É autor dos livros Linux - Dicas e Truques, As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, Read in English - Uma Maneira Divertida de Aprender Inglês, e colaborou na confecção do livro A Leitura nos Oceanos da Internet.
Mantém os sites Aprendendo Inglês, EduLinks, Contando Histórias e a Dicas-L.
Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS
Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.