você está aqui: Home → Colunistas → BrOffice.ORG
Por Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 14 de Março de 2008
Para o desenvolvimento de documentos criados colaborativamente, o Broffice.ORG oferece a possibilidade de inserir comentários, para uso do grupo ou mesmo para consultas posteriores realizadas pelo próprio autor do documento.
Para inserir um comentário, posicione o cursor no local desejado e selecione a opção Inserir, e em seguida Nota (não confundir com nota de rodapé, que é uma opção que também aparece no menu):
Figura 1 |
Aparecerá então a seguinte caixa de diálogo:
Figura 2 |
Escrevemos então, nesta caixa, os nossos comentários. Vejam também que foi inserida a informação do autor. Para isto basta clicar, na parte inferior da caixa de diálogo, no botão Autor. Esta informação deve ter sido fornecida previamente ao Broffice.ORG preenchendo o campo Dados do Usuário, que se acessa a partir do menu Ferramentas, item Opções.
Figura 3 |
Localizar as posições no texto onde as notas se encontram é muito fácil. Basta procurar por retângulos amarelos, como representado na figura 3.
Editar o comentário também é muito simples. Basta clicar duas vezes sobre o campo em amarelo e a janela de edição (figura 2), se abre novamente.
Para simplesmente ver o conteúdo do comentário, posicione o mouse sobre o retângulo amarelo e uma janela aparecerá em seguida exibindo o texto:
Figura 4 |
Rubens Queiroz de Almeida é engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalha na Unicamp, no Centro de Computação, desde 1988. Colaborou em diversas edições da Revista do Linux, com artigos demonstrando a viabilidade e importância estratégica do software livre. É autor dos livros Linux - Dicas e Truques, As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, Read in English - Uma Maneira Divertida de Aprender Inglês, e colaborou na confecção do livro A Leitura nos Oceanos da Internet.
Mantém os sites Aprendendo Inglês, EduLinks, Contando Histórias e a Dicas-L.
Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS
Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.