você está aqui: Home  → Colunistas  →  BrOffice.ORG

Broffice sai na frente com sua versão do corretor ortográfico

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 06 de Janeiro de 2009

O Broffice.org sai na frente disponibilizando a sua versão do corretor ortográfico adaptado às novas regras. O download do corretor ortográfico pode ser feito gratuitamente no site do projeto Broffice.org.

O Projeto VERO lançou em julho/2008 sua primeira versão do Verificador Ortográfico contemplando os ajustes do Acordo Ortográfico. A partir de 1º de janeiro de 2009 mudanças na escrita irão se incorporar à norma culta da língua portuguesa. Brasil e Portugal passarão por um período de adaptação de três e seis anos, respectivamente. (Fonte: http://www.broffice.org/verortografico).

A instalação é bem simples. Basta baixar o arquivo com o verificador ortográfico, de nome Vero_pt_BR_V203AOC.oxt.

Ao abrir o arquivo, é exibida a tela abaixo:

Ao confirmarmos, precisamos em seguida aceitar os termos da licença, LGPLv2.1, sob a qual é licenciado o verificador ortográfico:

Antes de instalar a extensão, somos alertados para nos certificarmos de que não existe nenhum outro usuário trabalhando com o Broffice.org. Basta clicar em "ok" e seguir em frente.

O novo verificador ortográfico conflita com o verificar ortográfico da língua portuguesa previamente instalado (Portuguese Spelling Dictionary). Para evitar conflitos, esta extensão deve ser removida. Para remover esta extensão, a partir do menu Ferramentas, selecionar a opção Gerenciador de Extensões.

Aparecerá então a tela do gerenciador de extensões. Selecione a extensão Portuguese Spelling Dictionary e remova-a do sistema.

Importante, rodando o broffice.org como um usuário comum, eu não consegui remover esta extensão. Precisei rodar o broffice.org como o usuário root:

  sudo /opt/broffice.org3/program/writer

Lançamos então o verificador ortográfico, para ver se a palavra idéia, é corretamente corrigida.

Perfeito. Ainda bem que temos o computador para nos ajudar a escrever corretamente, pois vai ser duro mudar um costume de tantos anos :-(

Sobre o autor

Rubens Queiroz de Almeida é engenheiro eletricista, formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Trabalha na Unicamp, no Centro de Computação, desde 1988. Colaborou em diversas edições da Revista do Linux, com artigos demonstrando a viabilidade e importância estratégica do software livre. É autor dos livros Linux - Dicas e Truques, As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa, Read in English - Uma Maneira Divertida de Aprender Inglês, e colaborou na confecção do livro A Leitura nos Oceanos da Internet.

Mantém os sites Aprendendo Inglês, EduLinks, Contando Histórias e a Dicas-L.


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Cantinho do Shell NewsFeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa desta coluna