você está aqui: Home → Conhecimento em Rede
Data de Publicação: 11 de Julho de 2007
Hoje, vou sair um pouco sobre o tema geral da coluna, mas no fundo o assunto passa também pelo conhecimento em rede, como veremos.
Acabo de comprar uma impressora (que também é fax, scanner e copiadora) HP 4355 na Submarino. Fui burro duas vezes. A HP é uma empresa que tem boas impressoras, mas sofre de algum problema de marketing. Deve ser algum sádico que assumiu o controle da empresa, demonstrarei.
E a Submarino - esqueci - censura os comentários negativos aos produtos dos usuários, por incrÃvel que pareça. Assim, fui induzido ao erro. Vejam essa novela de final infeliz em pleno domingo. (Ainda bem que o Botafogo ganhou na véspera!)
A tal impressora custa 500 reais, mas não vem com o cabo USB, que custa R$ 7,00 (já comprei) para ligar a dita cuja no computador. Antes de cair a ficha, você acha que perdeu o tal cabo ao abrir a caixa, mas depois de quinze minutos procurando, vai no manual e descobre que ele não vem mesmo!!!!
Assim, sem nenhuma justificativa. Não vem e pronto!
Aà entra no site da HP e até encontra a atendente Denise no Chat em pleno domingo (que bom), mas descobre por ela que o tal cabo não faz parte do pacote. Como se viesse um carro sem o cabo da bobina, o volante ou o pneu.
Ou uma televisão sem o fio para ligar na tomada.
A lei do consumidor permite algo assim???
Vejam no site da HP o detalhe do equipamento no qual não informa que o cabo não vem.
Compra-se pela Internet pela confiança na marca. Acredita-se como qualquer internauta que vão te dar o conforto de ter uma impressora nova e pronta para funcionar sem sair de casa.
Não é essa a lógica na nova economia?
Tenho certeza que nas palestras de marketing da HP os caras dizem isso....
Vamos ao segundo capÃtulo...
O cabo USB não é padrão.
Não, não é daquele com as pontas iguais, pois desses até tinha um aqui em casa. à um especial para ligar a tal impressora no PC, que, segundo o atendente, "tem em qualquer loja de informática e deve ter uns três metros".
(Comprei e tinha mesmo. O Vendedor disse que a HP já faz isso há muito tempo, todo mundo reclama e ele não entende o motivo. Pensei que fosse algo técnico.)
Será que é copyright de alguém sobre um cabo de R$ 7.00???
Pôxa, pensei, se tem o cabo tão barato por que a HP não passou lá antes, por todos nós, e comprou e me mandou junto com todo o resto????
A Submarino até avisa em letras miúdas:
. 1 Multifuncional Officejet ñ . 1 Manual ñ . 2 Cartuchos (C9352AL e C9351AL) ñ . 1 Cabo de força ñ . Não acompanha cabo USB (-------------------ñ
Mas tem que dizer em letras enormes:
"Olha, a HP não manda o cabo e a impressora é diferente das outras, só funciona com USB. Aquele cabo que você tem em casa da impressora antiga, não serve mais!!!!. O cabo é tal, compra em qualquer loja, mandamos para você se quiser e custa mais tanto".
A Amazon em certa medida já faz isso, apontando na compra da impressora a venda casada com o cabo USB. Confiram.
Quem já pagou 500 não pode pagar 507? à um absurdo, mas a Submarino estaria nos defendendo, não seria, aliás, esse o novo papel de uma loja virtual? Interação? Web 2.0?
Do lado de fora da caixa da dita impressora também diz que não vem o cabo, sem mais informações do motivo. Se for algo sério, uma carta explicativa, até que aplacaria a ira. Quem sabe é algo do outro mundo: para tudo na vida tem-se um motivo.
Lá também não alerta que só vai funcionar depois que você for na loja de informática e comprar o cabo USB fora do padrão. Isso que eu sou um cara que conseguiu entrar no site e perguntar, mas quem é leigo? Será que toda loja já sabe o padrão USB da HP?
E quem mora em cidades pequenas? Ou longe de lojas de informática? A idéia não é vender para todos os recantos do planeta?
Aà você vai me pergunta: mas os usuários da HP não denunciaram isso na Submarino?
Depois de ler tudo e ter comprado a impressora, que me lembrei - como sou burro - que a Submarino censura os e-mails que criticam os equipamentos. Sim isso mesmo.
Aliás já denunciei isso antes e de novo cometi o mesmo erro.
Era o caso de uma tevê da Gradiente que tinha 10 anos de garantia e quebrou duas vezes em duas semanas. A Submarino considerou que a minha denúncia feria as normas da empresa. Chegaram até me ligar, por se tratar de jornalista e depois da minha matéria na Web denunciando-os.
Sim, já escrevi lá sobre o problema da impressora e eles não vão publicar (veja abaixo).
Sinto-me vÃtima de uma loja autoritária, que induz o leitor a achar que está tudo bem, pois censura as crÃticas aos produtos, que se alia a uma empresa do marketing do tempo do onça. ImpossÃvel que todos que compraram o equipamento não tenham passado esse sufoco.
Vocês devem até pensar. Pôxa, tudo isso por causa de um cabo? Relaxa...há sol lá fora...
Mas eu compro produtos há anos de informática e isso nunca me aconteceu. Estamos voltando para trás?
Isso não depõe contra verdades da nova economia pelas quais eu defendo e escrevo há anos: confiança na compra a distância, nas lojas que te vendem e na marca dos produtos que se compra?
à quase como se estivessem questionando os alicerces centrais do comércio eletrônico.
Um simples cabo de impressora mostra que todo esse discurso do usuário acima de tudo é tão virtual quanto um namoro entre duas pessoas no Second Life.
Assim, aviso aos navegantes, cuidado com ambas. Desconfiem e fiquem alertas.
Vejam abaixo o meu diálogo, em pleno domingo "relaxado"- que tirei para instalar feliz minha nova impressora de 500 reais - com a atendente da HP:
Denise: Boa tarde.
Denise: Obrigado por entrar em contato com o Centro de Soluções da HP Brasil. Em que posso lhe ajudar?
Carlos Nepomuceno: boa tarde
Carlos Nepomuceno: acabo de comprar uma impressora, abri a caixa e o cabo USB não veio
Carlos Nepomuceno: li no manual que vem separado, tem que comprar?
Denise: Senhor Carlos, para melhor atendê-lo, é necessário efetuarmos algumas perguntas durante o atendimento, podemos prosseguir ?
Carlos Nepomuceno: vá em frente
Carlos Nepomuceno: você é um robô?
Denise: Nos confirme o modelo de seu equipamento HP, por gentileza?
Carlos Nepomuceno: hp officejet 4355
Denise: O cabo USB realmente não acompanha o equipamento, sendo necessário adquiri-lo a parte.
Carlos Nepomuceno: e como é que a HP me vende uma impressora de 500 reais e não envia o cabo..é algum tipo de tortura aos usuários????
Carlos Nepomuceno: e onde compro esse tal cabo?
Carlos Nepomuceno: vou denunciar isso pode ter certeza nos jornais...
Denise: à um procedimento da empresa. O senhor pode encontrar em qualquer loja de informática.
Carlos Nepomuceno: mas o cabo da hp não é especifico?
Carlos Nepomuceno: ja vi aqui que não é qualquer cabo usb que entra ali...
Carlos Nepomuceno: não é um cabo padrão!!!!
Carlos Nepomuceno: qual a especificação do cabo????
Denise: Para obter melhor desempenho, a HP recomenda um cabo de comunicação (cabo USB), no padrão A/B 2.0 e que tenha pelo menos 3 metros ou menos de comprimento.
Carlos Nepomuceno: que absurdo, o cabo deve custar uns 5 reais...
Vejam a resposta da Submarino a minha crÃtica sobre a impressora da HP no site deles: (por causa disso ninguém nunca sabe dos problemas que acontecem com os aparelhos):
ESTE E-MAIL Ã AUTOMÃTICO. NÃO Ã NECESSÃRIO RESPONDÃ-LO.
Olá, Carlos Nepomuceno Silva.
Comunicamos que a resenha escrita para o produto Multifuncional Officejet 4355 com Impressora, Fax e Scanner não foi publicada por não estar de acordo com a PolÃtica de Publicação de Resenhas divulgada em nosso site.
Para conferir a polÃtica, clique aqui
Sua opinião é muito importante e contribui para oferecemos sempre o melhor serviço. Por isto, caso deseje, poderá enviar seu comentário novamente através deste canal.
Atenciosamente,
Atendimento Submarino
PolÃtica de divulgação de resenhas no site da Submarino: http://www.submarino.com.br/client_include/br/popup_resenha_clientes.asp
Para que sua resenha seja publicada em nosso site, é necessário atentar-se as regras abaixo:
* Não conter erros gramaticais ou linguagem de internet (por ex: entaum, naum, aki, etc);
* Não utilizar termos ou palavras de baixo calão ou ofensivos;
* Não fazer alusão à concorrência (entende-se por concorrência outras lojas virtuais e varejo em geral) nem a preços vigentes no Submarino ou outras lojas;
* Não fazer alusão à concorrência do fabricante (produtos similares de outras marcas ou modelos);
* Não divulgar endereços de blogs e sites de conteúdos diversos;
* As resenhas de filmes e livros não devem possuir conteúdo do enredo que indiquem seu desfecho;
* As resenhas devem conter exclusivamente opiniões a respeito do produto. Não serão divulgadas comentários a respeito de disponibilidade de produtos, fabricante ou sugestões.
*Não conter comentários de ordem polÃtica, religiosa, social, cultural que possam gerar qualquer tipo de discriminação ou discussão ideológica.
* A avaliação (pontuação) deve estar de acordo com seu comentário.
Para dúvidas e sugestões acesse: http://www.submarino.com.br/local/atendimento/email.asp
Veja a tal polÃtica:
Reservamos o direito de não publicar comentários de conteúdo duvidoso.
Todas as resenhas passam por aprovação antes de sua publicação e você recebe uma notificação em até 05 dias úteis após o registro de sua resenha com a confirmação da publicação oficial.
As resenhas são apresentadas de acordo com a ordem de divulgação, sendo visualizadas junto ao produto somente as 05 atuais. Para visualizar todas as resenhas de um produto, acesse "Clique aqui para todas as resenhas dos Clientes".
Fim da novela...pode chorar..seja solidário.
O assunto já rendeu uma boa discussão no site WebInsider.
Carlos Nepomuceno é Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense é consultor e jornalista especializado em Tecnologia (Informática e Internet), com larga experiência em projetos nestas áreas. Foi um dos primeiros webmasters do Brasil. Atualmente, presta consultoria permanente para as seguintes instituições: Petrobras, IBAM e Sebrae-RJ. à professor do MBA de Gestão de Conhecimento do CRIE/Coppe/UFRJ, com a cadeira "Inteligência Coletiva" e coordenador do ICO - Instituto de Inteligência Coletiva.
à autor, com Marcos Cavalcanti, do livro O Conhecimento em Rede Publicado pela Campus/Elsevier, é o primeiro livro no Brasil a discutir a WEB 2.0, a levantar paradigmas quanto à inteligência coletiva e a mostrar, na prática, como implantar projetos desta natureza. O livro trata desta nova revolução cultural, social e tecnológica a que todos estamos expostos.