você está aqui: Home → Conhecimento em Rede
Por Carlos Nepomuceno
Data de Publicação: 16 de Julho de 2010
Não substime o valor agregado por pessoas comuns - C.K Prahalad - da coleção;
O poder se estabelece pelo controle dos códigos do conhecimento.
Os códigos do conhecimento são aqueles que nos permitem produzir ideias.
Quem controla o código das ideias tem o poder.
Foi assim na fala, através do poder da palavra;
Do poder da escrita;
E agora o poder dos códigos-fontes digitais.
Existe uma luta surda no mundo sobre quem vai controlar os códigos dos computadores, em torno dos quais circulam as ideias.
E de um lado está o capitalismo do poder da escrita, da palavra e dos códigos-fontes fechados - capitalismo hierárquico, controlado.
E do outro o capitalismo da escrita, da palavra e dos códigos fontes abertos, em rede e colaborativo.
O primeiro é reacionário, pois não resolve mais as questões do planeta super-povoado. O segundo é um passo à frente, mas ainda está na fase de convencimento geral e precisa mudar cabeças, algo complicado.
Já disse e repito, em torno dessa briga, está se definindo a nova civilização.
Não tenho dúvida que o futuro estará com os inovadores 2.0, pois o novo capitalismo é o único com capacidade de atender 7 bilhões de habitantes.
O outro deu um caldo para uma população menor, menos diversificada, globalizada e plugada.
Já era.
Enterra em cova rasa!
Porém, a briga tá feia e se estenderá por várias décadas.
O texto base desse duelo é este.
Não leia as linhas, mas as entrelinhas do que está sendo dito, mesmo que o autor não tenha tido a intenção de falar do novo capitalismo, aparentemente apenas sobre códigos, mas?.
Ali estão os dois lados da disputa, sem gelo.
(E por falar nisso esse foi o meu primeiro post dentro do Ubuntu 10.04, finalmente o Linux conseguiu chegar no meu desktop, falta muito pouco para eu abandonar o Windows. O que falta? Conseguir ver todos os vÃdeos e vários efeitos da rede. Mas tá chegando, agora estou com os dois, com o Ubuntu de back-up, caso o Windows dê pau.)
Fonte: http://nepo.com.br/2010/07/13/o-controle-dos-codigos/
Carlos Nepomuceno é Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense é consultor e jornalista especializado em Tecnologia (Informática e Internet), com larga experiência em projetos nestas áreas. Foi um dos primeiros webmasters do Brasil. Atualmente, presta consultoria permanente para as seguintes instituições: Petrobras, IBAM e Sebrae-RJ. à professor do MBA de Gestão de Conhecimento do CRIE/Coppe/UFRJ, com a cadeira "Inteligência Coletiva" e coordenador do ICO - Instituto de Inteligência Coletiva.
à autor, com Marcos Cavalcanti, do livro O Conhecimento em Rede Publicado pela Campus/Elsevier, é o primeiro livro no Brasil a discutir a WEB 2.0, a levantar paradigmas quanto à inteligência coletiva e a mostrar, na prática, como implantar projetos desta natureza. O livro trata desta nova revolução cultural, social e tecnológica a que todos estamos expostos.