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Por Ivan Postigo
Data de Publicação: 11 de Junho de 2010
Na nossa vida profissional quantas vezes não nos deparamos com situações complexas e percebemos que há um desempenho irregular na nossa equipe, contudo temos dificuldades de identificar e isolar os problemas?
Com aquecimento do mercado muitas empresas passam por essa situação, pois vêem os concorrentes avançando sem conseguir a mesma reação e resultados semelhantes.
Podemos aplicar a técnica que demonstraremos a seguir na área financeira, na área produtiva, contudo vamos nos concentrar nos aspectos mercadológicos.
Vamos denominá-la: Clínica de vendas
O processo é bastante simples e nos leva a uma análise interessante das questões que impedem um melhor desempenho da companhia.
Leia com atenção, mais de uma vez se necessário, e anote os itens que considera aplicável a atual situação de sua empresa. Cada item selecionado mostra um problema a ser resolvido.
Para cada item que você selecionar deverá buscar respostas para as seguintes perguntas:
Atenção às perguntas:
Por que essa situação se apresenta dessa forma?
Qual a solução proposta?
A quem será delegada a tarefa de solução do problema?
Quando as medidas serão tomadas?
A seguir mostraremos alguns itens que podem ser aplicáveis a sua empresa.
Você pode e deve fazer sua lista, de acordo com a realidade da sua companhia.
Essa mesma técnica pode ser usada para tratar das objeções de vendas e preparar uma matriz com as características e benefícios de nossos produtos que ajudará nossa equipe de vendas na refutação das objeções.
As maiores objeções que os clientes apresentam para compra, normalmente, são:
A identificação dos problemas e o encaminhamento das soluções vão fazer com que sua empresa tenha mais determinação na conquista resultados melhores.
Você pode mudar a sua empresa, com atitude, portanto mãos à obra.
Uma vez identificado o problema, delineada a solução, ação.
Esteja preparado para pagar o preço, no mundo dos negócios não há almoço grátis!
Ivan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.