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Por Ivan Postigo
Data de Publicação: 16 de Dezembro de 2010
O homem sonha em ser milionário por causa do conforto, segurança, poder, atendimento a sonhos e projetos de vida.
Para atingir essa condição dedica horas aos estudos, reuniões, debates, trabalhos.
Há um detalhe importante nesse processo que afeta as pessoas, ainda que de modos diferentes: Não há garantias de sucesso.
Sempre encontramos pessoas que se mostram desinteressadas na riqueza e em seus discursos falam da pouca importância que o dinheiro tem em suas vidas.
É um discurso frágil, pouco podemos fazer sem dinheiro, mesmo com alma filantrópica.
Gostar da riqueza é um passo importante para consegui-la.
O que quer que você pense em fazer, precisará de recursos financeiros.
Para se dedicar à descoberta de medicamentos para o combate ao câncer é necessário um pouco de dinheiro?
Pouco? Não, muito!
Quer dar uma boa educação aos filhos? Dinheiro!
Um bom programa de saúde? Dinheiro! A não ser que esteja disposto a deixar a saúde da família e educação dos filhos por conta do governo, mesmo assim ainda sobrará alguma conta a ser paga com remédios e material escolar.
Que tal um curso, não só para ser mais competitivo no mercado, mas para não ficar defasado e correr o risco de perder o emprego? Dinheiro!
Uma vela para o santo? Dinheiro!
Alguns amigos, com histórias de sucesso, achavam que tinham que fazer um pouco mais nesta vida. Viagens, teatros, passeios não eram suficientes.
Criaram um orfanato. Pequeno, abriga poucas crianças, todas têm assistência de primeira ordem até que sejam adotadas.
Tiveram que rever o valor que davam ao dinheiro.
Estão felizes com o projeto? Muito, mas "trabalham dobrado".
Quando lhes perguntam se é complicada a gestão do projeto, a resposta é direta: - Claro, tudo custa...
O ditado que nos coloca de frente com essa realidade é este: "Na vida, não há refeição grátis". Aqueles que as recebem devem saber que alguém está pagando a conta.
Portanto, não faltam razões para que nos empenhemos na busca da riqueza.
Que tal, então, ser milionário?
A condição só será reconhecida quando você atingir seu primeiro milhão. Este é o primeiro degrau da escada.
Caso já tenha alcançado a marca parabéns, você está no caminho certo, mas se ainda não a atingiu é importante avaliar o que está fazendo para esse fim.
Quanto está poupando mensalmente e quanto tempo levará para atingir a marca?
Ah, você reinvestiu o que poupou e espera acelerar o processo? Excelente, agora acompanhe o retorno. Não descuide...
Hum, não começou ainda, está cursando a universidade? Não há melhor hora para especular oportunidades, bater nas portas e se apresentar.
Está estagnado? Não recebe promoções, aumentos salariais e sequer tem vontade de ir para o trabalho?
Suas chances de milhão são pequenas. Por que não levanta a cabeça e começa a olhar em volta?
Não vivemos em um país em que as pessoas enriquecem do dia para a noite apenas com uma boa idéia.
Não temos um mercado acionário que nos permite levantar fundos para investimentos arrojados com facilidade.
Nossa aversão ao risco é significativa. Temos muito que aprender sobre empreendedorismo.
Lembre-se que todos os rios correm em direção ao mar, uma condição pela qual podemos trabalhar.
O longo caminho para a fortuna passa sob o portal do primeiro milhão, então, se está interessado, pé na estrada.
Quem conseguir manda umas dicas para os que estão caminhando a passos lentos e em estradas erradas, ok?
Olá, alguém ai está vendo o portal?
Por aqui ainda nada! Só estrada....
Ivan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.