Uma palavra mágica em gestão empresarial : Foco
Por Ivan Postigo
Data de Publicação: 01 de Fevereiro de 2011
Nas constantes visitas às empresas ouvimos sempre de seus dirigentes e executivos que o custo de seus produtos estão muito altos e que as margens de contribuição estão aquém do esperado.
É importante observar que a margem de contribuição é resultado da diferença obtida entre o valor faturado , líquido de impostos , e o custo dos produtos . Com isso pode-se questionar também se são os custos que estão altos ou os preços é estão muito baixos.
Uma análise do problema nos aponta alguns fatores que penalizam as margens de contribuição :
- Custos fixos extremamente altos , penalizando duramente a empresa;
- Custos altos devido a baixa utilização da capacidade produtiva , elevando em demasia o custo dos produtos;
- Concentração das vendas em canais extremamente concorridos , onde não existem margens de negociação;
- Produtos de excelente qualidade , sem diferencial reconhecido pelo consumidor, concorrendo com produtos de baixa qualidade;
- Baixo volume de vendas por falta de distribuição dos produtos;
- Baixo volume de vendas devido a falta de motivação da equipe de vendas;
- Falta de informação de mercado para geração de novos negócios.
Estes itens levam a um círculo vicioso, inevitavelmente :
Vendas baixas
- custos dos produtos alto --preços não competitivos ---- vendas baixas
As empresas normalmente trabalham para enfrentar a concorrência , quando deveriam primeiro trabalhar para superar suas ineficiências.É importante observar que não é o concorrente que nos impede de aumentar nosso volume de vendas e sim nossas ineficiências.
O concorrente não determina nossos custos , somos nós que os geramos e muitas vezes sem controle.
Não é o concorrente que nos impede de representar algo mais na mente do consumidor obtendo maior retorno com preços melhores , nós é que não estamos sendo eficientes na comunicação.
Conseguir informações , processa-las e gerar ação é fundamental para qualquer empreendimento.
Uma regra de ouro em administração é:
Ter um modelo de informações e gestão que gere ação .
Sem isso os esforços das equipes acabam não sendo canalizados de forma adequada para gerar os resultado necessários .
Para quebrar o ciclo vicioso das baixas vendas , alguns pontos devem ser discutidos e atacados em seus aspectos básicos:
- Manter uma estrutura operacional flexível, minimizando os custos fixos;
- Apresentar ao mercado produtos com diferenciais reconhecidos pelos consumidores que possam gerar margens de contribuição maiores;
- Ser agressivo nos canais de distribuição onde os produtos apresentem vantagens competitivas;
- Definir claramente a política comercial em relação à commodities, produtos com preços baixos e altos volumes , e os diferenciados, onde os preços serão mais altos apresentando melhores margens de contribuição;
- Foco nos produtos, nos canais de distribuição e na estrutura operacional da empresa é fundamental para que se possa alcançar o sucesso.
Há muitos exemplos de empresas pequenas que alcançam o sucesso rapidamente , enquanto empresas centenárias desaparecem.
Uma observação cuidadosa nos mostra que as primeiras tinham foco e agiam com extrema motivação e de forma descomplicada, enquanto as segundas perderam a motivação , basicamente por falta de foco, perdendo de vista os aspectos básicos da administração.
A perda de foco gera confusão que inevitavelmente leva a desmotivação e às ineficiências.
Quando não se sabe onde ir qualquer caminho é bom, o que pode significar grandes perdas para os negócios.
Lembre-se sempre da palavra mágica em gestão empresarial :Foco