você está aqui: Home → Colunistas → Construindo o Futuro
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Por Ivan Postigo
Data de Publicação: 24 de Maio de 2011
Voltemos um pouco no tempo.
No ano de 1.880, Thomas Edison patenteou o sistema de distribuição de energia elétrica. Um ano antes, 1879, havia criado a primeira lâmpada elétrica viável.
Logo após, em 1.882, o engenheiro Henry W. Seely obteria a patente do ferro elétrico.
Henry Ford fundou a Ford Company em 1903, revolucionando os métodos de produção e gestão, pois em 1914 já era capaz de fabricar um carro a cada 98 minutos, além de pagar polpudos salários a seus empregados - 5 dólares por dia.
Esses e outros tantos fatos, na prática, como o ajudam na condução dos seus negócios hoje?
Importantes, interessantes, contudo a não ser você vá desenvolver trabalhos de história empresarial a aplicabilidade deixa a desejar não?
Luca Pacioli, pai da contabilidade, nos deixou em 1.517. De lá para cá a técnica e os recursos mudaram muito, não?
Ora, porque gastar um ano na faculdade preso a seus conceitos?
E os mais populares, Taylor 1856 - 1915 e Fayol 1841 - 1925? Esses sim são unanimidades.
Pergunte a quem cursou uma faculdade de administração, contabilidade ou mesmo de economia, o que lembra de teoria de administração. A resposta será direta: - Estudei Taylor e Fayol.
Ivan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.