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Por Ivan Postigo
Data de Publicação: 01 de Julho de 2011
Antes de tratar dessa questão vamos refletir sobre a origem da palavra sustentabilidade.
O termo "sustentável" vem do latim sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar, cuidar.
O princípio da sustentabilidade, que por razões óbvias ganha cada vez mais dimensão, aplica-se aos empreendimentos, cidades, e claro, toda extensão do planeta.
Por consciência, boa vontade e disposição do homem?
Claro que não! Os mais apaixonados até dirão que sim e ainda acreditam que mudarão o mundo e salvarão planeta.
Eu lamento dizer, mas não dá mais tempo. Poderemos salvar algumas coisas, contudo o preço que a humanidade pagará será muito alto.
Alguns talvez me chamem de pessimista, mas observe o seguinte: o mundo não tem mais onde colocar o lixo e o homem não tem encontrado solução.
Os rios estão cada vez mais poluídos, as fontes de água desaparecendo, e o homem não encontra solução.
O ar recebe a cada dia mais gases e particulas tóxicas. Solução? Por enquanto algumas medidas que não podemos nem chamar de paliativas.
Falávamos sobre isso e um amigo me disse: - Pelo amor de Deus, você só pega casos extremos. Diga algo mais fácil onde possamos agir!
Disse-lhe: - Se eu apontar algo mais fácil, mas muito mais simples, você resolve?
Naquele minuto de silêncio, pudemos ver as interrogações que saiam de sua cabeça e seu olhar engraçado de desconfiança.
Agoniado, pela espera, ele gritou: - Fala logo ou não tem argumento?
Ivan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.