você está aqui: Home  → Colunistas  →  Construindo o Futuro

 


De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Empreendedorismo e o sonho de liberdade

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 25 de Abril de 2012

Da gaiola, o pássaro vê, mas não sente a vida. Nenhum trocaria o livre viver, a escassez e as sensações de perigo de um encontro com uma ave de rapina pela farta comida e grades castradoras. Não basta cantar, onde cantar, porque cantar são suas motivações.

Liberdade não é um ato, mas um fato, por isso é difícil compreender sua essência. Liberdade, como direito, traz conforto, mas sem aplicação não gera resultados. Seria o homem totalmente livre ou um eterno prisioneiro de seus sonhos?

Sociedades empreendedoras são as que mais se comprometem e menos livres estão das regras, ainda que ir e vir seja seu tesouro.

Para o sonhador, a libertação está na realização, ainda que a imaginação possa trazê-lo de volta ao cárcere. Destemido, determinado, sempre empreenderá nova fuga.

E porque não somos todos assim? Simplesmente porque para empreender é preciso compreender.

Compreender não apenas a necessidade, mas a essência desta. Para o faminto um pão basta, para o esfomeado, quiçá, quantidade e sabor.

Fazer por querer, como ato empreendedor, é um avanço do querer por fazer, como ato motivador.

A porta aberta da gaiola, ao pássaro cativo não significa liberdade, apenas acesso ao desconhecido, que o assusta e traz de volta à estranha segurança e conforto.

Sociedades empreendedoras são embaladas no berço da imaginação e da realização. A essência é a razão, a razão a motivação.

Como educar nossas crianças para que, empreendedoras, criem o futuro e sonhem com a liberdade?

Uma reflexão encontra-se no vídeo: A morte do pequeno empresário

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

Veja a relação completa dos artigos desta coluna