você está aqui: Home → Colunistas → Construindo o Futuro
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Por Ivan Postigo
Data de Publicação: 08 de Dezembro de 2014
O país está parando de novo?
Às vezes, penso: de novo não, esteve parado sempre!
Vamos culpar o mundo, a moeda, a China, a Rússia, os EUA, mas e nós, temos feito o quê?
Há algumas ilhas prósperas no mercado, que não fazem a diferença necessária.
Imóveis e carros, indicadores da economia, vão aos solavancos. Até parece que ambos rodam pelas mesmas estradas.
Falta dinheiro para infraestrutura?
Falta dinheiro para a educação?
Falta consciência, que nos chama à responsabilidade!
Percebemos as fragilidades e as carências do presente, mas como projetar as soluções para o futuro?
O futuro não estaria muito longe?
Não! Enquanto eu digitava a frase acima, o futuro se tornava presente...
O longínquo futuro só é projetado quando nos faltam recursos intelectuais para imaginar a solução.
Solução tem a ver a com engenharia. O que seria essa tal engenharia?
Engenharia é ciência, é arte, é profissão de se aplicar conhecimentos técnicos e científicos, para se alcançar determinados objetivos.
Engenharia precisa vir acompanhada de gestão, para que as prioridades sejam estabelecidas e as metas alcançadas observando-se a eficiência e a eficácia.
Eficiência, fazer bem feito, eficácia, fazer certo. Afinal, uma bela fonte luminosa na porta de um hospital não vai resolver nada!
A educação leva ao entendimento dos problemas, ao alinhamento das soluções, a agilização da aplicação dos recursos para se alcançar as metas!
Para o homem que não sabe onde quer ir, qualquer caminho é bom.
No nosso país já vimos montanhas postas abaixo para retirada de minério, que pouco beneficiou este povo de modo geral.
A distribuição de renda está atrelada à distribuição do conhecimento, pois no mercado de trabalho vale o homem o que sabe. Ou vamos passar a vida estendendo o chapéu ao governo?
Discursos políticos são peças encomendadas. Ora, se gosta de teatro, vote certo, estude em boas escolas, e vá assistir representações que valham a pena. Que a comédia esteja apenas o palco, e não nas nossas vidas!
Uma empresa só terá lucro, se for administrada como se precisasse desesperadamente dele. Ainda que todos os meses o resultado final se mostre azul...
Falhando no universo micro, paga a empresa. Falhando em grande monta no universo macro, paga a nação.
A questão é óbvia demais, contudo o óbvio é invisível...
Duvida?
Vai votar em quem na próxima eleição?
Está seguro que sua escolha mudará algo no país?
Lembre-se, a sua escolha integra o processo de gestão...
Ivan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.