você está aqui: Home  → Colunistas  →  Construindo o Futuro

 


De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Gestão sem planejamento, empresa refém do vento!

Por Ivan Postigo

Data de Publicação: 10 de Fevereiro de 2015

Você entraria em um barco comandado por marinheiros sem planos de navegação, sabendo que seguiria rumo ao alto-mar?

Espero que não, mas...

Aventura é bem diferente de atitude insensata.

Fosse dono de uma agremiação, permitiria que seu time treinasse apenas uma vez por mês, sabendo que as derrotas lhe custariam muito dinheiro?

É verdade que treino é treino e jogo é jogo, mas sem preparação as chances de qualquer time ganhar são extremamente reduzidas.

Nos esportes, preparação e planejamento são palavras bastante usadas. Melhores resultados terão aquelas equipes mais bem preparadas.

Ninguém não corre uma maratona sem um planejamento bem feito.

O sucesso contínuo não é resultado do acaso. O primeiro sucesso até pode acontecer, mas para mantê-lo é preciso ação planejada e muito trabalho.

Pergunte a qualquer cantor ou banda, que se mantém nas paradas de sucesso por longos anos, como têm sido sua trajetória.

Se isto é verdade, por que a nossa história empresarial é pobre em exemplos?

O sucesso é como o vento que leva o frágil barco para alto-mar. As lisas ondas e o céu azul, não denuncia a força das tempestades.

Sem experiência ou plano de ação, os marinheiros frente ao negro céu e a força das águas, trancam-se nas cabines para não serem atirados fora do convés. Com isso naufragam ou são jogados na arrebentação.

Lembra-se da frase: "para quem não sabe aonde quer ir qualquer lugar é bom"?

A questão primordial é o tamanho do risco e das perdas da decisão.

Planejar não é tarefa fácil, pois envolve a criação de cenários e o tratamento das incertezas.

Quando o técnico dizia à Garrincha que ele deveria ir pela linha de fundo, driblar o marcador e depois cruzar a bola na área, ele sempre perguntava se o acordo já havia sido feito com seu marcador.

Como estratégia era perfeita, mas como tática duvidosa, afinal o adversário estava lá justamente para impedir suas ações.

Há alguns anos, eu meu filho Rodrigo Postigo fizemos um vídeo, que está disponível na internet, sobre a complexidade do planejamento, que tem como título:

Estratégia ou tática - A busca pelo início do círculo!

Os recursos para coleta de informações, cada dia se tornam mais poderosos, mas o uso tem sido negligenciado.

Para o agricultor, não basta ter as melhores sementes se o solo é inadequado e a água insuficiente.

Quem poderia imaginar a escassez de água neste momento?

A todos nós nunca faltou avisos que um dia poderíamos enfrentar dias difíceis, mas que planejamento fizemos?

A abundância é a maior inimiga da prevenção. Por isso, vitórias vendam os olhos quanto a possíveis derrotas.

Dizem que o jarro quebra de tanto ir á fonte, mas é a negligência com seu manuseio que o danifica!

Planejamento conduz ao uso e exploração racional.

Gestor consciente é aquele que sabe que quem não planeja, não controla.

Sua empresa não tem recursos infinitos e nem é possível sair vendendo tudo para todos, portanto, como gestor, terá que ter planos para conduzir os trabalhos. No mínimo linhas de atuação que impeçam o fracasso.

Não é isso que vemos todos os dias.

Como barcos desgovernados, sem planejamento, muitas empresas são reféns do vento.

Sobre o autor

Ivan PostigoIvan Postigo é economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, material esportivo, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve consultoria e palestras nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril. Autor do livro: Por que não? Técnicas para Estruturação de Carreira na área de Vendas.

Veja a relação completa dos artigos desta coluna