você está aqui: Home  → Colunistas  →  Crescimento Profissional


De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

I Parte: Vencendo o Estresse das Vendas...

Por Prof. Menegatti

Data de Publicação: 21 de Abril de 2010

Trabalhar com vendas implica em saber lidar com pequenas coisas que acontecem no dia-a-dia, mas se não forem resolvidas adequadamente na cabeça do vendedor, pode levá-lo a fracassar na carreira.

Estes pequenos fatores podem ser:

  1. Culpa: muitos sabem o que devem fazer mas não fazem. Outros sabem o que não devem fazer e mesmo assim, fazem. E acabam por se sentirem culpados. Se você sabe que isso irá acontecer, a dica é: não faça. Isso é maturidade. Se você sabe que tem de fazer as coisas e sabe também que não vai fazer, estará desprezando um traço muito importante: a disciplina. A disciplina, segundo Tom Hopkins, é a fonte da grandeza e por isso você deve estabelecer um pequeno objetivo, como levantar mais cedo todos os dias, a fim de atender mais um cliente, em vez de 15 ou 20 minutos mais tarde. Se você se sente culpado por alguma coisa, esqueça agora e vá em frente.

  2. Rejeição: faz parte da profissão de vendedor e saber lidar com ela, sinaliza a razão pela qual você pode ter mais sucesso. É preciso administrar melhor esse sentimento, esperá-lo, conhecê-lo e ter a consciência de que ninguém rejeita você, e sim a sua proposta ou seu produto/serviço. Assim você deve enfrentar diariamente os clientes que sempre o rejeitaram e encarar a rejeição com leveza de espírito.

  3. Objeção: encarada como uma rejeição, mas que na verdade é apenas e tão somente uma forma do cliente saber mais sobre sua empresa, produto e serviço. Ao contrário do que se pensa, é uma excelente ponte para se relacionar mais e melhor com os clientes, afinal de contas quem faz objeção, deixa claro o interesse de comprar de você. A dica é: ouça com muita atenção e trabalhe sério suas argumentações para cativar e convencer o cliente.

Sobre o autor

Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Administrador de empresas, pós-graduado em Produtividade e Qualidade Total, MBA em Gestão Empresarial. Entre seus produtos estão: o Livro "Desperte seu Potencial Emocional", CD Motivacional "Marcado para Vencer", DVD "Campeão de Vendas". A cada palestra, o Prof. Menegatti vem conquistando platéias de norte a sul do país.
Contato: www.menegatti.srv.br - <menegatti (a) menegatti srv br>