você está aqui: Home  → Colunistas  →  Crescimento Profissional


De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Escolhendo uma equipe campeã

Por Prof. Menegatti

Data de Publicação: 18 de Outubro de 2010

Phill Jackson, treinador do Chicago Bulls, sabia como ninguém alocar pessoas certas nos lugares certos. Nos bons tempos ele destacava seus valores da seguinte forma: Michael Jordan marcava cerca de trinta pontos por jogo, liderava e inspirava seus companheiros; Denis Rodman, conseguiu a façanha de pegar vinte rebotes num jogo e confundir os adversários; Scottie Pippen era excelente na defesa; Luke, Longley bom marcador e Ron Harper armava jogadas para Michael arremessar e fazer. Ah tinha o sexto jogador, que ficava no banco incentivando todo o time.

Bill Hybels, um especialista em formar líderes, dá a fórmula ideal para ser aplicada na construção de uma equipe campeã. Que são os 3C´s:

  1. Caráter: que gera confiança. Intrínseco a esta característica encontramos e evidenciamos a honestidade, humildade, confiabilidade, ética e até mesmo a demonstração de entusiasmo em servir ao grupo. O caráter, segundo Hybels é mais importante que a competência, pois um lapso de caráter causa problemas com extensas conseqüências, ao passo que um lapso de competência pode ser aceito.

  2. Competência: procure membros que tenham o mais alto nível de competência. Segundo Peter Drucker, as pessoas ideais para formar sua equipe não estão descontentes e nem desempregadas, ao contrário, estão delirante de felicidade e contribuindo para estabelecer recordes em algum lugar, além de adorarem o ambiente em que trabalham. Portanto, diz Drucker: vá atrás dessas pessoas, busque pela competência comprovada.

  3. Combinação: hoje em dia encontramos nas empresas muita dificuldade de convivência, comunicação e insubordinação. O resultado disso é que 87% das demissões são geradas por deficiência nas relações interpessoais e não por incapacidade técnica. Os novos membros devem e precisam manter um relacionamento apropriado com a liderança e com os demais membros da equipe. A maior parte do tempo é passada com pessoas, por isso a necessidade delas apresentarem uma combinação no relacionamento interpessoal.

Nada como formar uma equipe campeã, onde as pessoas certas ocupam lugares certos, usam seu potencial e decolam para o sucesso.

Sobre o autor

Prof. Menegatti é conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Administrador de empresas, pós-graduado em Produtividade e Qualidade Total, MBA em Gestão Empresarial. Entre seus produtos estão: o Livro "Desperte seu Potencial Emocional", CD Motivacional "Marcado para Vencer", DVD "Campeão de Vendas". A cada palestra, o Prof. Menegatti vem conquistando platéias de norte a sul do país.
Contato: www.menegatti.srv.br - <menegatti (a) menegatti srv br>