Virtual Private Networks
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 14 de Julho de 1999
Para permitir que redes privadas distribuídas comuniquem-se umas com as outras, é necessário proteger os dados em trânsito de serem interceptados. VPNs, ou Virtual Private Networks, resolvem este problema criando uma rede virtual de modo a permitir que usuários remotos, a partir de uma rede privada se comuniquem livremente e em segurança através de uma rede não confiável e pública, como por exemplo a Internet.
Uma VPN tipicamente utiliza a Internet como o meio de transporte para estabelecer conexões seguras com parceiros de negócios, extender comunicações para escritórios regionais e isolados e diminuir significativamente o custo de comunicações para uma comunidade de funcionários crescentemente móvel. O acesso é frequentemente local e muito menos dispendioso do que o necessário para o uso dedicado de um servidor de acesso remoto.
Existem soluções comerciais e freeware para a implementação de VPNs. Dentre as soluções free, vale a pena avaliar o produto VPS (Virtual Private Server), que roda em sistemas Linux. O produto é totalmente gratuito e maiores informações podem ser obtidas em http://www.strongcrypto.com/