Os 10 Mandamentos Anti-Spam para os Usuários de e-mail
Colaboração: Renata Cicilini Teixeira
Data de Publicação: 27 de Agosto de 2004
Quando se fala em segurança de redes, uma das comparações muito utilizadas é a que se refere ao usuário como sendo o "elo mais fraco da corrente". Assim, há um consenso entre os profissionais da área de segurança da informação sobre a necessidade da educação e conscientização do usuário sobre os cuidados e as melhores práticas para uso da rede. Esta realidade se repete quando o assunto é o spam. Afinal, usuários conscientes se tornam importantes aliados no combate ao spam.
Em busca de uma maneira bem-humorada de conscientizar os usuários sobre o spam, resumi os "10 Mandamentos Anti-Spam para os Usuários de e-mail". São eles:
- Não pratique spam. Conheça e siga a Netiqueta: é um bom começo!
- Não responda a e-mails de spam, pois assim estará confirmando a legitimidade do seu e-mail e, com certeza, não sairá mais da lista do spammer.
- Não se envolva em discussões com spammers, pois estas são desgastantes, improdutivas e não apresentam resultados positivos.
- Não repasse vírus, correntes, boatos, lendas urbanas e quaisquer outras histórias mirabolantes, nem tampouco fraudes ou golpes. Quando tiver dúvida sobre a legitimidade do remetente do e-mail ou da veracidade do conteúdo deste, não o repasse. Convém verificar as informações recebidas. Para tanto, recomenda-se consultar sites confiáveis, especializados em manter dados sobre os mais recentes vírus, códigos maliciosos, boatos, correntes, fraudes e golpes que trafegam na Internet. Em caso de fraudes, é recomendado consultar o site oficial da empresa ou instituição citada no e-mail, ou ainda entrar em contato com o suporte ou atendimento ao cliente da referida empresa.
- Tenha sempre um antivírus instalado e atualizado periodicamente, de maneira automática e/ou pré-agendada.
- Não faça download, execute ou instale quaisquer arquivos anexados a e-mails sem antes checá-los com um antivírus, mesmo que tenham sido recebidos de pessoa conhecida ou lista de amigos.
- Não faça download, execute ou instale quaisquer arquivos de sites não confiáveis. Mesmo obtendo arquivos em sites confiáveis, recomenda-se sempre verificar as assinaturas digitais destes.
- Preserve seu endereço de e-mail. Uma boa dica é ter endereços de e-mail distintos para compras on-line, para disponibilizar em websites, para o trabalho e o uso particular.
- Reclame dos spams recebidos. Não acredite nos spams que falam: "apenas delete", "clique aqui para ser removido da lista", etc., pois, quase sempre estes são meros artifícios, como tantos outros utilizados para enganá-lo.
- Use uma ferramenta anti-spam. Atualmente, os filtros têm sido um importante aliado no combate ao spam.
Sobre a autora
Renata Cicilini Teixeira é bacharel e mestre em Ciências da Computação pela USP de São Carlos. É GCIH e auditora líder em BS 7799. Trabalhou no Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) da RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. Atualmente, trabalha na área de Segurança da Informação no CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações. As principais áreas de interesse da autora são segurança da informação, tratamento de incidentes de segurança, políticas de segurança, auditoria e análise forense, além de spam. A autora ministra cursos e palestras sobre temas relacionados às suas áreas de interesse. Pode ser contatada por meio do e-mail: <rciciteixeira (a) uol com br> e também mantém uma home-page, onde disponibiliza referências e artigos: http://www.cicilini.com.br
No dia 2 de setembro, às 19h, a Renata fará o lançamento de seu livro Combatendo o Spam:Aprenda como Evitar e Bloquear E-mails Não-solicitados na Saraiva Mega Store do Shopping Iguatemi de Campinas.o