SwitchProxy Tool no Firefox 2.0
Colaboração: Rodrigo Malara
Data de Publicação: 10 de Agosto de 2007
O SwitchProxy Tool é um plugin do Firefox muito útil para quem está sempre se conectando a redes diferentes. Com ele é possível mudar as configurações de proxy com um clique, ao invés de ter que mudar as configurações de proxy do Firefox.
Isto é um incômodo pois elas são sempre colocadas em locais diferentes da interface gráfica quando há uma mudança de versão e além de se manter apenas a última configuração, dificultando a manutenção de várias configurações de proxy (alguém falou em papel de pão? rsrs).
Para instalá-lo basta entrar em http://www.mozilla.org, clicar em Add-ons, pesquisar por SwitchProxy Tool e clicar em Install Now.
Infelizmente o procedimento acima ainda não funciona para usuários do Firefox 2.0 mas é possível modificá-lo para funcionar usando o procedimento abaixo:
- Ao invés de instalar diretamente o plugin usando o procedimento acima, faça o download dele apenas e salve-o em algum diretório da sua máquina.
- Abra o arquivo baixado (na data em que esse artigo foi escrito o nome do arquivo é switchproxy_tool-1.4-fx+mz+tb.xpi) utilizando algum descompactador compatível com o formato ZIP.
- Extraia o arquivo install.rdf e edite-o com seu editor de textos favorito modificando o seguinte trecho:
<em:targetApplication> <Description> <em:id>{ec8030f7-c20a-464f-9b0e-13a3a9e97384}</em:id> <em:minVersion>0.8</em:minVersion> <em:maxVersion>1.5.0.*</em:maxVersion> </Description> </em:targetApplication> para <em:targetApplication> <Description> <em:id>{ec8030f7-c20a-464f-9b0e-13a3a9e97384}</em:id> <em:minVersion>0.8</em:minVersion> <em:maxVersion>2.0.0.*</em:maxVersion> </Description> </em:targetApplication>
Notem que trocamos apenas o 1.5.0.* para 2.0.0.* - Compacte o arquivo novamente usando o install.rdf modificado
- Instale o plugin modificado no Firefox 2.0. Para simplificar, apenas arraste e solte o arquivo xpi sobre a janela do Firefox.
- Reinicie o Firefox. A barra de ferramentas do plugin aparecerá após a reinicialização.
Agora é só configurar os vários proxies. Para quem não gosta de barras de ferramentas grandes, ele possui um modo reduzido que reduz a barra a apenas um pequeno botão que fica sempre aparente.