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Por Wagner Campos
Data de Publicação: 09 de Dezembro de 2007
As pessoas utilizam diariamente vários produtos para satisfazer suas necessidades de natureza econômica. Os produtos, em função de sua tangibilidade, podem ser classificados como bens ou serviços.
Um bem é considerado tangível quando apresenta características tal como dimensões físicas que podem ser discernidas pelos sentidos.
Geralmente quando adquirimos produtos, inclusive os bens, estamos buscando os serviços que eles podem nos prestar.
Um exemplo disso é quando vamos comprar uma furadeira, na verdade estamos comprando o furo!
Na prática, os produtos têm agregado uma quantidade crescente de serviços como forma de criar diferenciais competitivos de mercado e os serviços, por outro lado, têm em graus variados, incorporados bens na sua prestação.
Em muitos casos fica difícil distinguir a diferença entre produtos e serviços, pela quantidade que cada um incorpora do outro.
Os bens sempre têm algum tipo de serviço incorporado, bem como alguns serviços têm uma quantidade razoável de bens incorporados. Assim, definem-se bens ou serviços em função da predominância de um em relação ao outro.
A idéia de que produtos contêm elementos de ambos: bens e serviços em graus variados, constitui-se no que se denomina "continuum de bens e serviços": em um lado estariam os produtos sem qualquer tipo de serviço agregado aos mesmos e no outro lado estariam os serviços puros, como por exemplo, exames médicos, por exemplo.
Contudo, a utilização do marketing em serviços é um assunto complexo e cada dia mais importante para as empresas, pois as tendências nos mostram que cada vez mais, que o grande diferencial das empresas está em oferecer produtos com serviços agregados e que estes serviços sejam reconhecidos pelos seus clientes e este reconhecimento se reverta em aumento de faturamento, rentabilidade e principalmente em fidelização aos clientes.
Você e sua empresa já pensaram sobre isso?