De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Por Sabine Nunes
Data de Publicação: 03 de Outubro de 2008
O avanço tecnológico contínuo vem afetando diretamente comportamentos e modificando os hábitos das pessoas. A utilização da Internet é um claro exemplo disso e, se em um primeiro momento, alguns acreditam que a influência é exclusiva nos habitantes de países desenvolvidos, uma análise em algumas evidências desmistifica essa crença.
O Brasil ainda é classificado como país subdesenvolvido e engatinha no que tange aos assuntos relacionados à tecnologia em comparação a diversos outros países que investem em pesquisa, desenvolvimento e aprimoramento tecnológico. Todavia, o perfil do brasileiro vem acompanhando a tendência cybertech mundial, sendo a Internet cada vez mais empregada para diferentes modalidades dentro do seu cotidiano.
Atualmente, mais brasileiros vem comprando, se relacionando e criando via web, sendo que o primeiro trimestre de 2008 apresentou um número recorde de usuários, ultrapassando a marca de 40 milhões de acessos (Fonte: Ibope NetRatings). Além disso, 47% da população adulta no Brasil já tem acesso à Internet.
O poder de compra dos brasileiros aumentou e a modalidade de compras pela web acompanhou esse crescimento. A comparação entre o faturamento do comércio eletrônico nos últimos anos demonstra a elevação da quantidade de consumidores que aderiram às facilidades do ecommerce. E a gama de produtos adquiridos pela Internet é bastante variada, sendo comprados desde livros e equipamentos de informática/eletrônica, até artigos de saúde e beleza.
Outra tendência de comportamento dos usuários brasileiros é a utilização da Internet na criação de relacionamentos. No Brasil, os sites de redes sociais são os mais visitados pelos internautas, sendo também o país que apresenta o maior número de páginas vistas por usuário.
Além do crescimento do volume de compras pela net e da busca por redes sociais, o número de brasileiros que já publicaram informações na web é bastante elevado. Segundo a pesquisa F Radar, 53% dos usuários da Internet no Brasil afirmaram haver publicado algum tipo de informação de sua autoria na web.
Sendo assim, a importância e presença da Internet no cotidiano dos brasileiros é crescente e apresenta uma tendência de continuidade de elevação ao longo dos anos. Além disso, a diversificação de serviços oferecidos via web também demonstra o leque de possibilidades que os usuários têm, e cada vez mais terão, de satisfazerem todas as suas necessidades em frente ao seu monitor.