De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.
Por Wagner Campos
Data de Publicação: 03 de Fevereiro de 2009
Ao final do expediente você recebe uma notícia avassaladora: está demitido! Neste momento, você olha em direção de seus pés e sente estar caindo em um buraco escuro e sem fim, não achando nada para segurar e evitar a queda. Sente uma terrível sensação de abandono e impotência. O abandono é pela sua auto-estima a qual parece ter desaparecido e faz com que você fique formulando centenas de perguntas, todas começando com o famoso POR QUÊ????
Pode ter sido por redução de despesas, falta de resultados, problemas de relacionamentos entre tantos outros. Por mais que você procure, nenhuma das respostas obtidas irá fazer com que se reverta a decisão avassaladora que caiu sobre você.
E o que você deve fazer?
O momento agora é de decisão. Você pode escolher ficar se martirizando e não ir a lugar algum, ou pode escolher dar a volta por cima e conseguir uma vida mais agradável e busca por sua realização profissional e pessoal. Com certeza, dar a volta por cima e seguir em direção de seus sonhos é o mais produtivo.
Veja algumas sugestões para superar este momento:
Não desconte sua raiva nos amigos e familiares. Eles não são culpados e querem muito colaborar para que você siga em frente e não se deixe abater. São pessoas que têm amor por você.
Não fique se lamentando. Levante a cabeça e refaça seus objetivos. Caso se deixe levar pelo "baque" não se sentirá a vontade para buscar novas oportunidades.
Você fez isso a vida toda? Pois é, está na hora de fazer algo diferente e melhor! Não se apegue a mesma função, atividade e segmento. Busque aprender coisas novas, ter flexibilidade e desenvoltura em outras atividades. Novas experiências proporcionarão maiores oportunidades a você.
Passe segurança. A você, seu cônjuge e filhos. Ficar inseguro é estar rotulando a si mesmo como alguém incapaz e levando a mesma insegurança para seus familiares. Não se sinta derrotado, pois este sentimento irá dificultar sua busca.
Distraia-se. Curta a família por alguns dias, pratique um esporte e brinque com as crianças. Estes jamais irão dar a sensação de que você está abandonado e não será justo que você se isole, causando este sentimento em relação a eles.
Participe de vários cursos, seja de pós-graduação, graduação ou extracurriculares. Além de melhorar suas habilidades, você estará aumentando seu networking e obtendo possíveis oportunidades de recolocação.
Não fale mal de seu último empregador. É normal ocorrer o sentimento de raiva da empresa ou profissional que o demitiu. Mas passado é passado. E se era tão ruim, você não deveria estar incomodado em ter sido demitido. Lembre-se dos bons momentos e do que você pode adquirir e desfrutar devido à empresa ter dado a oportunidade de você fazer parte da equipe. Ficar falando mal apenas irá criar o seguinte questionamento em seu próximo empregador: "se está falando do outro assim, provavelmente vai fazer o mesmo sobre minha empresa".
Mantenha a ética. Valorize você, seu trabalho, sua experiência e acredite em seu sucesso. A velocidade de sua realização dependerá da agilidade de seus passos!