As 10 dicas do perfil de um bom líder
Por Wagner Campos
Data de Publicação: 22 de Outubro de 2010
Toda organização possui líderes. Há os líderes que possuem esta posição porque assim
foram identificados por suas equipes e há os líderes que obtiveram os cargos mas não
obtiveram a aceitação de seus liderados. São mais "chefes" do que líderes.
Os líderes devem possuir características próprias, que contribuem para um melhor
trabalho em equipe, atingimento dos resultados e desenvolvimento profissional de
todos seus colaboradores.
Veja algumas dicas para identificar se você tem o perfil de um bom líder. Um líder
exemplar deve:
- Respeitar e confiar em sua equipe: um bom líder deve sempre manter o respeito,
ética e reconhecimento junto a sua equipe. Sua equipe é sua "cara".
- Saber ouvir e orientar: deve ouvir atentamente as sugestões e questionamentos de
sua equipe para poder analisar as informações e transmitir de forma transparente as
melhores orientações em busca dos resultados desejados não deixando dúvidas sobre
os objetivos traçados.
- Ter empatia: deve entender sua equipe, seus valores pessoais, dificuldades e trunfos
existentes e contribuir para o crescimento de todos.
- Ser motivado: deve ser resistente a frustração, saber persistir nos objetivos e ideais
traçados.
- Saber dar e receber feed back: um bom líder precisa ter discernimento ao dar feed
back de forma a contribuir para o desenvolvimento de sua equipe e também deve ser
tolerante e humilde para ouvir o feed back o qual poderá conter comentários que nem
sempre são agradáveis, porém necessários para o próprio crescimento profissional.
- Saber motivar a atingir os resultados: um bom gerente deve estar ciente que os
objetivos muitas vezes são muito desafiadores e desta forma deve ter o dom da
comunicação para motivar sua equipe e dar o exemplo em busca das metas.
- Ser inovador: deve buscar constantemente novas formas de realizar as tarefas
existentes para que permaneçam atrativas e proporcionem maior satisfação durante o
trabalho de todos os envolvidos.
- Ser flexível: um bom gerente precisa saber quando deve "apertar" e "soltar" o "nó".
Precisa ser respeitado e não temido. Deve saber lidar com a autoridade que possui ,
porém, mantendo seu respeito com a equipe. Deve persistir em suas opiniões e
estratégias, mas ceder quando perceber que obteve contribuições positivas de seus
liderados.
- Ser um bom planejador e estrategista: deve planejar as ações do dia, semana
e do mês. Identificar dificuldades encontradas por sua equipe, ações realizadas e
alternativas para obter maior resultado em menor espaço de tempo e com maior
qualidade.
- Saber delegar: um bom líder precisa distribuir as tarefas de forma consistente e
segura. Deve saber delegar e confiar em sua equipe e naqueles que assumiram as
responsabilidades as quais ele delegou.