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Por Wagner Campos
Data de Publicação: 16 de Março de 2012
Imagino que no momento em que você leu o título deste artigo pensou que existiria um equívoco na digitação, uma confusão ou algo do gênero. Mas, a seguir tenho certeza que você irá concordar que este tema procede totalmente.
O mercado é competitivo para todos. Isto é um fato! A cada dia aparecem novas oportunidades. Também é um fato! O cliente está cada vez mais exigente e criterioso. Mais um fato! Pronto, agora você deve pensar: "Pois bem, com estas afirmações, fica claro que é mais difícil vender e não de comprar".
Vamos ao outro lado da moeda: quando há muita concorrência também existe o seu lado bom. Para quem oferece bons produtos e exerce a atividade de vendas com qualidade, conhecendo seus clientes, produtos e concorrentes e inova constantemente, cria oportunidades de um relacionamento mais próximo, sólido e diferenciado, o que proporciona estabilidade nas vendas.
Devido à grande oferta de produtos e serviços, os clientes realmente estão cada vez mais exigentes. Isto também é excelente para quem atua com vendas, pois, os produtos em sua maioria, apresentam características e qualidades semelhantes, então, o grande diferencial estará centralizado em agregar valor aos produtos através do atendimento. Por mais que todos procuram qualidade e um bom preço, buscam relacionamento, empatia e segurança que somente é obtido através de profissionais muito bem preparados, com excelente relacionamento interpessoal, que observam e entendem o comportamento humano e sabem realizar um excelente pós vendas.
Agora, por que está mais difícil comprar do que vender? Justamente porque oferta há de sobra, mas qualidade em serviços, excelência em atendimento e capacidade de negociação é uma habilidade que muitas vezes parece estar extinta no mercado. E esta ausência de capacidade, enfraquece as vendas devido a criar insegurança, insatisfação e desinteresse aos clientes.
Quer melhorar suas vendas? Invista em capacitação profissional constantemente. Por mais experiência que você ou sua equipe possuam, sempre é possível se reciclar e aprimorar suas habilidades e competências. A área de vendas é a que mais sofre transformação devido ao mercado ser muito dinâmico, mas os profissionais de vendas muitas vezes não são tão flexíveis, pois acreditam que já têm todo o conhecimento necessário. Afundam-se em vícios e não acompanham, muitas vezes, o novo comportamento do consumidor.
Não é a resistência a frustrações que faz um grande profissional de vendas mas sua adaptabilidade frente às exigências do mercado e resiliência junto às dificuldades encontradas.