você está aqui: Home → Colunistas → Bancos de Dados Livres
Por Luiz Paulo de Oliveira Santos
Data de Publicação: 02 de Outubro de 2006
Um banco de dados SQL Relacional que teve seu código herdado do famoso Interbase 6, em 2000 quando a Borland abriu o código de banco de dados. Hoje é um dos bancos de dados mais poderosos e totalmente Open Source.
O Firebird terá o RC5 da versão 2.0 disponibilizado essa semana, esse release possivelmente se tornará a versão 2.0 oficial.
Para quem ainda não conhece o Firebird, deixo a dica, é um banco muito poderoso, completo com todos os recursos transacionais, que armazena todas tabelas e dados em um único arquivo, de fácil gerenciamento, não exige DBA e é praticamente imune a crashes. Conheça o Firebird em 2 minutos clicando aqui!.
É o único banco Open Source que permite embarcar uma base de dados em CD (por exemplo), sem exigir que se intale o banco completo na máquina cliente. Desta forma pode-se gerar CDs com a base de dados e uma versão embedded do banco, suficiente para que o cliente acesse a base para consultas (se estiver em disco - ambiente de R/W - inclusive para alterações), pois a versão embedded do Firebird é completa, com todas as funcionalidades do servidor.
O site recomentado para download é o site da IBphoenix. Selecione Main Downloads.
A instalação do Firebird é muito simples. E possui ferramentas para gerenciamento em linha de comando, que acompanham a instalação, e ferramentas visuais podem ser obtidas na Internet.
É largamente utilizado por programadores Delphi/C-Builder/PHP, mas é compatível com praticamente qualquer linguagem de programação, e pode ser acessado nativamente ou através de ADO, ODBC, ...
Anualmente acontece a Conferência Internacional de Firebird, a ultima aconteceu em novembro do ano de 2005 em Praga na Rep. Czech, e a desse ano também ocorrerá na mesma cidade e também em novembro. Se me permitem a colocação, estive na ultima conferência de Firebird em Praga como palestrante, e a cidade têm motivos de sobra para abrigar o evento, pois é simplesmente linda e acolhedora!
Recentemente Alexey Kovyazin IBSurgeon e que foi palestrante do ultimo Firebird Developers Day no Brasil (evento que ocorreu em Piracicaba-SP dia 29 de julho de 2006) e Dmitry Yemanov (um dos líderes do projeto Firebird) estiveram na Softool 2006, mostrando um grande exemplo de utilização do Firebird 2.0 (Classic) com o ERP russo Avarda. O ambiente envolvia 30 máquinas totalizando 100 conexões simultâneas ao servidor Firebird, com um banco de dados 120GB e 300 milhões de registros. O servidor era uma máquina DELL SMP com 2 processadores e 6GB de RAM. O vídeo da entrevista pode ser assistido no Youtube em russo, e com tradução simultânea para inglês.
Está dada a dica de um banco de dados SQL Open Source completo, totalmente gratuíto.
Um forte abraço e até a próxima.
Luiz Paulo de Oliveira Santos teve seu primeiro contato com computadores em 1984, estudou BASIC para equipamentos de 8 bits (ZX-81 e Apple 2), em 1985 com o ambiente de 16 bits, e em 1988 com o ambiente de 32 bits. Em 1993 foi um dos primeiros Brasileiros a ter contato com o VBK que em 1995 se tornou o Delphi. Graduou em Tecnologia Em Processamento de Dados, cursou especialização em Análise de Sistemas e atualmente é graduando em Ciências Jurídicas. Atua como analista de suporte de redes da Universidade Metodista de Piracicaba, é editor da revista DB Freemagazine (uma revista gratuíta focada exclusivamente para bancos de dados Cliente/Servidor) e professor nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira no curso de Tecnologia em Sistemas de Informação. Tem experiência nas áreas: Sistemas de Computação, Redes e Teleprocessamento de Dados, Bancos de Dados cliente-servidor e SQL. É autor do livro Firebird - Dicas de Segurança, publicado pela Editora Ciência Moderna.