você está aqui: Home  → Colunistas  →  Gerência de TI

Levantamento de Requisitos e Mapeamento de Processos

Por Ricardo Veríssimo

Data de Publicação: 13 de novembro de 2007

O levantamento de requisitos é umas das partes mais importantes do processo que resultará no desenvolvimento de um sistema. Entender aquilo que o cliente deseja ou o que o cliente acredita que precisa e as regras do negócio ou processos do negócio. Isso é o cerne que move essa importante função que faz parte da engenharia de requisitos.

Aliado ao levantamento de requisitos, existe o mapeamento dos processos que é de vital importância para a melhoria dos resultados obtidos pelo levantamento de requisitos. Muitos sistemas são retardados em seu prazo estipulado na fase de definição do escopo do projeto ou até mesmo morre durante seu percurso, pois, a etapa de levantamento de requisitos é negligenciada ou simplesmente feita de forma ineficaz.

Existe também um personagem, que é constantemente deixado em segundo plano, no mapeamento de processos, o especialista do domínio ou especialista do negócio. O especialista do negócio é aquele profissional que possui experiência no ramo ou nicho de mercado do negócio para qual o sistema atenderá em suas funcionalidades. Como por exemplo: Um sistema de vendas pode contar com um especialista do negócio que seja gerente de vendas, que já foi vendedor e com 12 anos de experiência.

Algumas fábricas de software procuram analistas de sistemas que sejam especialistas no ramo de negócio do sistema que vão desenvolver. Mas esbarra em um sério problema, a dificuldade de encontrar esses profissionais, que são difíceis de encontrar.

Outra forma é usar um profissional do próprio contratante do sistema a ser desenvolvido, mas isso pode deixar a vista para o cliente os problemas que ocorrem em todo o projeto. Por isso as fábricas, driblam esse fato, procurando analistas de sistemas que possuam conhecimentos genéricos de negócios, bom relacionamento com equipe de trabalho e experiência em coordenar ou gerenciar projetos.

Sério? Sério!

E por quê? Porque esse profissional vai lidar com programadores, especialistas de negócio que não possuem conhecimento de sistemas e gerenciar tudo isto junto é muito, muito importante e necessita ter habilidades especiais de gestão de negócios.

Então levantar requisitos não é função solitária? Ao contrário de que alguns acreditam, não, e a vivência em gerencia de projetos é cada vez mais exigida.

Um estudo baseado em 6700 sistemas desenvolvidos em 1997 (1) demonstrou que os custos resultantes da má realização da etapa de levantamento de requisitos, podem levar os sistemas custar duzentas vezes mais que o necessário.

Imagine a qualidade desses sistemas?

Custo alto não quer dizer qualidade.

Para desenvolver sistemas profissionais e de qualidade, precisamos levantar de forma eficaz e com seriedade os requisitos. É necessário ter bons profissionais em diversas áreas no ciclo de desenvolvimento, tais como: Analistas de Requisitos, Analistas de Processos, Analistas de Testes, Gerentes de Projetos, Programadores, Analistas de Qualidade e outros de acordo com a necessidade específica de cada projeto.

Claro, que sua empresa poderá reaproveitar seus profissionais para atuar em várias etapas ou funções durante o projeto, mas com critério. Sua empresa não pode colocar o programador como analista de testes, pois, dificilmente ele será imparcial na hora de avaliar a própria criação. O mesmo acontece com outras funções.

Outro fato importante é o mapeamento prévio de processos. Eu particularmente não acredito em um bom levantamento de requisitos desacompanhado de um mapeamento de processos. Já tive a oportunidade de ver na prática sistemas desenvolvidos sobre processos inadequados, pois o analista de requisitos tomou por base uma entrevista com o funcionário que executava de forma inadequada um processo.

Acredito seriamente na importância do levantamento de processos, mapeamento e melhoria dos processos de negócios.

Deixo aqui minha visão sobre levantamento de requisitos e mapeamento de processos, sem esgotar o assunto que é extenso e muito interessante. Espero que esse breve artigo deixe a semente plantada entre vocês leitores da importância de levantar requisitos, processos e gerenciar projetos.

Até a próxima, dúvidas, sugestões e críticas são bem vindas.

( 1 ) Fonte - Jones, Carpen - 1997.Applied Software Measurement.

Sobre o autor

Ricardo Verissimo é consultor de tecnologia. Sócio Gerente da Empresa RVeríssimo Consultoria e Tecnologia Ltda, que oferece serviços de terceirização, suporte e infra-estrutura; Técnico de Processamento de Auditoria de Sistemas e Processos da Loudon Blomquist Auditores Independentes.


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Gerência de TI NewsFeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna