você está aqui: Home → Colunistas → init 5
Por Smailli Hemori Moraes
Data de Publicação: 19 de Maio de 2008
Conheci esse programa no final de 2007 quando precisei listar todos os hosts de uma rede em um cliente. Aí pensei porque não usar NMAP? E me respondi na mesma hora, essa listagem deveria ser feita de forma visual para passar para um documento e entregar a diretoria. Fui a luta, em alguns minutos com a ajuda do nosso amigo Google achei essa excelente ferramenta. Este primeiro artigo falaremos apenas das funcionalidades básicas do AutoScan, teremos mais artigos até falar de todo o produto.
AutoScan Network is an application designed to explore and to manage your network.
Maravilha não ?!?!
Convertendo isso para miúdos, o AutoScan permite a visualização de todos os dispositivos ligados a rede e permite explorar esses dispositivos também. Veremos isso mais tarde.
As funcionalidades do AutoScan são:
Existem pacotes de instalação do AutoScan para Linux, Windows e Nokia 770. Nesse artigo iremos tratar exclusivamente da utilização em Linux, para ser mais exato no CentOS 5
Baixamos o AutoScan no seguinte Link.
Para instalar o AutoScan descompactamos o pacote e o executamos, como segue:
# tar xzvf AutoScan-Network-Linux-1.23.bin.tar.gz # ./AutoScan-Network-1.23.bin
Agora iremos configurar uma rede para que o Scan funcione. É um trabalho rápido e simples.
Nos próximos artigos iremos visualizar as diversas funcionalidades do AutoScan. Aguardem novas atualizações na coluna.
Smailli conhece e utiliza o sistema operacional Linux desde 1998 e atua como consultor em conectividade, segurança e servidores Linux pela Integral Informática desde 2003 e como instrutor de Linux Network Administrator pelo Senac desde abril de 2007. Contém varias certificações de Linux e segurança e participa ativamente em toda a cultura de software livre com artigos postados em sua pagina pessoal e em sites de dicas como Dicas-l.
Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS
Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.