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Campus Party Br - 2009

Por Fátima Conti

Data de Publicação: 06 de Janeiro de 2009

O evento

Em 1997, na Espanha ocorreu a primeira Campus Party., se repetindo anualmente, e reunindo milhares de pessoas durante 7 dias. Os participantes levam seus próprios computadores, com o objetivo de compartilhar experiências e realizar atividades relacionadas à tecnologia, cultura digital e ao entretenimento em rede.

A Campus Party, depois de 12 edições na Espanha iniciou seu processo de internacionalização.

Em 2008 o Brasil, na cidade de São Paulo, foi o primeiro país a abrigar esse grande acontecimento da cultura digital fora das fronteiras espanholas. No ano passado o evento também aconteceu na Colômbia e em El Salvador.

Em 2009 o evento deve chegar a outros países da América Latina, como Chile, Peru, Argentina e México.

Em janeiro, novamente em São Paulo ocorrerá a Campus Party Br, contando com 12 áreas. É importante notar que "Criatividade" - do ano passado - foi dividida em Design, Fotografia e Vídeo. As demais áreas são: CampusBlog, Games, Modding, Robótica, Simulação, Música, Desenvolvimento e Software Livre.

São esperados milhares de visitantes, sendo 4.000 campuseiros (que acampam no local). A maioria deve levar seus computadores para aproveitar a conexão de 10Gb oferecida pelo Grupo Telefônica.

Qualquer pessoa (como estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas, empresários e curiosos ) e entidades como empresas, escolas, grupos de melhor idade e sindicatos podem participar. É muito importante que pessoas que nunca usaram um computador sejam encaminhados para o Campus Party pelas pessoas já incluídas na sociedade digital.

Sir Timothy John Berners-Lee

Nada menos que o criador da WWW será o convidado especial e inaugurará o Campus Party Br com a conferência "O Futuro da Web" em 20 de janeiro, às 19 horas.

É importante lembrar que Bernes-Lee é o responsável pelo desenvolvimento de algumas das ferramentas necessárias para o funcionamento da web: o primeiro programa navegador, o protocolo de comunicação que transfere dados, o HTTP (HyperText Transfer Protocol); a linguagem de marcação utilizada para criar páginas, o HTML (HyperText Transfer Protocol); o primeiro servidor web e o sistema de localização de objetos na Web, o URL (Universal Resource Locator), além das primeiras páginas web. (Se desejar saber mais sobre as contribuições de Bernes-Lee leia aqui, aqui, aqui e aqui).

Batismo Digital

A inclusão digital é um dos pontos importantes da Campus Party.

Haverá uma área com 400 computadores e monitores treinados para despertar nas pessoas o interesse pela sociedade em rede.

Na realidade haverá 2 tipos de treinamento

  • Batismo 1.0: básico para visitantes que nunca utilizaram um computador e
  • Batismo 2.0: para pessoas que já tiveram algum contato, mas que gostariam de aprender a usar melhor as ferramentas de Internet, tais como wikis, blogs, microblogs, Orkut e MySpace.

Software Livre

Entre as atividades organizadas pela comunidade de Software Livre no Brasil deve cobrir o interesse dos usuários, sejam iniciantes, intermediários ou avançados.

Entretanto, há um desafio a vencer. E quem se dedica à produção de músicas ou de vídeos e tiver criatividade pode ganhar prêmios.

Jon "Maddog" Hall, diretor-executivo da Linux International, desafiou os "campuseiros" a criarem músicas e/ou vídeos multimídia só utilizando programas livres.

Assim, toda a produção deve estar sob uma licença de Atribuição Creative Commons e os formatos preferidos são Vorbis (http://www.vorbis.com) ou (http://www.xiph.org) pois são livres de royalties e licença.

Os interessados em criar algo original podem se inscrever até a meia-noite de 14/1 (UTC/GMT), enviando um e-mail para Mário Teza, no endereço mlteza@softwarelivre.org e Kike Nimo em enrique.nimo@futuranetworks.com

A mensagem deve confirmar a intenção de produzir uma música e/ou um vídeo e conter os seguintes dados: nome, e-mail válido, endereço e número de telefone.

Notar que é permitido só uma música e/ou um vídeo por participante.

No primeiro dia da Campus Party o participante deve comparecer e reconfirmar sua inscrição na competição, e tomar conhecimento das regras finais e o tema do Desafio. (Quem não fizer essa reconfirmação será desqualificado.)

É importante lembrar que para criar multimídia existem muitas ferramentas comerciais fechadas. Mas elas tem custo elevado o que diminui ou até impede que muitas pessoas as utilizem. Muitas ferramentas multimídia criam arquivos cujos formatos requerem que royalties sejam pagos sobre patentes, limitando assim a sua utilidade com software livre.

O regulamento pode ser copiado nesse arquivo pdf.

Dados gerais

Sobre a autora

Fátima Conti lida com software há algum tempo. Especialmente usando computadores velhinhos. Gosta da filosofia do movimento do Software Livre. Aos poucos tem implementado o uso de programas grátis e/ou livres por pensar que seu bom uso na educação, em geral com problemas de carência de recursos, é absolutamente necessário para garantir o início e a continuidade da aprendizagem, qualquer que seja o tema de interesse pessoal e/ou institucional.

Eu não acredito em extraterrestres. Eles são muito mentirosos.

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