Desafios gerenciais para 2015
Por Jefferson Wanderley dos Santos
Data de Publicação: 20 de Abril de 2015
O cenário econômico atual que atravessamos é delicado e perdurará por algum tempo. A recuperação econômica doméstica será lenta e as condições externas exigirão um padrão elevado de competitividade de nossas empresas.
Produtividade e eficiência serão os mantras a se impregnarem na vida corporativa. Fazer muito e bem feito mediante pouca folga orçamentária.
O executivo, seja ele líder ou membro de equipes, deverá refinar seus portfólios de competências, tais como:
- Deverá desenvolver uma visão periférica buscando a capacidade de entender as dinâmicas socioeconômicas, nacional e internacional, e sua interferência no mercado, no segmento econômico no qual sua organização, parceiros, fornecedores e clientes estão inseridos;
- Entender, identificar e diferenciar quais são as restrições conjunturais e estruturais e considerá-las na elaboração e proposição dos planos de ação que permitam, na sua consecução, aumentos de produtividade e eficiência com, se possível, baixos custos;
- Desenvolver uma visão sistêmica das atividades setoriais de sua organização de forma a considerar os distintos planos de ação de cada setor e interagir positivamente permitindo, também, que cada setor contribua no plano de ação de sua unidade organizacional;
- Desenvolver métricas de desempenho e fatores críticos de sucesso e disseminá-los entre os demais setores, parceiros e fornecedores;
- Usar ampla e fartamente os veículos de comunicação e controle estimulando redes e fóruns para trocar informações e debater os eventos socioeconômicos na medida que surjam ou evoluam avaliando o potencial de interferência nas atividades de sua organização, dos parceiros e fornecedores;
- Por intermédio de diálogos constantes com os demais setores e com a busca e coleta de informações de qualidade, procurar desenvolver uma visão prospectiva, ponderada e madura, acerca da evolução dos fatos e como eles poderão interferir na capacidade desempenho de seu setor e dos demais, buscando, por intermédio de acordos e negociações, se antecipar com linhas de ação consistentes e que sejam bem aceitas pelos demais setores de sua organização.
O desenvolvimento de tais competências e o sucesso na sua gestão somente ocorrerão se as atividades forem desenvolvidas de forma integrada com os setores envolvidos e com farta e constante comunicação.
Lembre-se que para se lograr êxito, com alta produtividade e eficiência, somente quando todos demais atores da organização, da mesma forma, se desenvolverem em condições de igualdade para alcançar o merecido sucesso.