Decisão
Por Jefferson Santos
Data de Publicação: 01 de Abril de 2023
Em toda e qualquer atividade nossa e em qualquer momento nós precisamos
tomar uma decisão. Por mais simples que seja a atividade, por mais simples
que seja o contexto é necessário que nós saibamos tomar uma decisão.
Decisões estão no nosso dia a dia desde a escolha da roupa que nós vamos
usar para poder iniciar nossas atividades, ou o tipo de alimentação que
nós vamos comer no início da manhã, como faremos a barba, o cabelo,
qual roupa vestiremos. Enfim, são pequenos atos que resultam de decisões,
de pequenas decisões.
É importante que nós saibamos que uma decisão ela é tomada para fazer
ou não fazer alguma coisa. É importante que isso fique bem claro: também
tomamos decisões para não fazer alguma coisa.
Outra coisa importante e para se ter em mente é que toda e qualquer decisão
resultará em algum tipo de impacto, não só para você como também para
as pessoas a sua volta. É importante ter isso em mente.
Considere então você em suas atividades diárias na empresa onde você
trabalha.
É um erro acreditar que você, em sua função ou em suas atividades
diárias, não tome decisões ou que se tomar decisões elas não venham
a causar impacto em outros setores, em fornecedores, em clientes, em parceiros
ou em outras pessoas.
Assim, o primeiro requisito para se tomar uma decisão adequada é o de se
ter CONHECIMENTO. Sim, o conhecimento é a parte inicial, fundamental de uma
decisão quando precisa ser tomada. E um conhecimento necessário, adequado
ou, por vezes, essencial é importante para que nós possamos ENTENDER o
cenário, o contexto no qual nós estamos inseridos e que a nossa decisão
de fazer ou não fazer alguma coisa irá impactar de alguma forma.
Em se falando de contexto, é importante avaliar que nós precisamos entender
quais são as influências de alguns fatores externos não só aos nossos
lares como, também, nas nossas atividades na empresa onde trabalhamos.
Dentre esses fatores eu cito fornecimento de energia elétrica, transporte,
mobilidade urbana, capacidade de comunicação, segurança, segurança pública
dentre outros requisitos fundamentais para o nosso dia a dia.
(Há um artigo no meu blog,
explicando as influências de cada um desses fatores externos).
Além desses fatores é importante que também nós saibamos que somos
influenciados, somos impactados ou que sofremos restrições de alguns outros
atores do ambiente externo, sejam eles órgãos públicos de âmbito municipal
estadual ou federal agências reguladoras ONG imprensa. (para o entendimento
desses atores, escrevi um artigo publicado no meu blog).
E um terceiro elemento, também do ambiente externo, que nós precisamos
levar em consideração para tomar nossa decisão para fazer ou deixar
de fazer alguma coisa são os eventos intervenientes. Eles podem ser de
natureza climática ou topográfica, por exemplo: chuvas, alagamentos,
acomodação de solo que dão deslizamentos que normalmente redundam,
terminam em bloqueios de estradas, cancelamento de serviços de energia
elétrica ou de fornecimento de água, ou comprometimento dos serviços
de saneamento dentre várias outras coisas. Todos esses eventos dificultam
nosso dia a dia, nossas atividades privadas ou profissionais e PRECISAM SER
CONSIDERADAS em nossos planos, nossas escolhas, nossas decisões.
Eu coloco esta situação porque é importante para você, em uma
organização, sendo você um funcionário executor ou um supervisor ou
um líder setorial tome uma decisão pertinente com base no conhecimento
desses fatores e da influência que eles tem. Esse entendimento fará com
que você tome uma decisão adequada de fazer ou não fazer algo. Aliás,
em qualquer função, ou nível hierárquico na empresa onde você trabalha,
uma avaliação cuidadosa sobre esses fatores revelarão sua capacidade de
entender o cenário a sua volta. Este será um refinamento de seu "Situation awareness".
Ainda que seja em âmbito doméstico privado ou na sua organização,
normalmente a decisão que nós tomamos ela vai impactar outras
pessoas. Então, o entendimento que temos é que uma decisão tomada para
fazer ou não fazer alguma coisa irá impactar positiva ou negativamente
outras pessoas na nosso no nosso lar o na nossa empresa.
Voltando à questão das decisões a serem tomadas em qualquer nível da
organização onde estamos trabalhando, em que nós estejamos executando
nossas atividades, ainda que sejamos funcionários novos ou de setores que
aparentemente não tem um protagonismo na empresa, a capacidade de decidir
será fundamental para o funcionamento fluido, o funcionamento eficiente
e produtivo das nossas atividades que, em última análise, impactarão as
atividades de entrega de um bem ou de serviço para os quais o nosso setor é
responsável de fazer.
Não tenha medo de decidir. Estando você no início da carreira, ou em
atividades de menor protagonismo, não deixe de decidir. Não demonstre
incerteza ou insegurança. Sendo você um profissional dedicado e escorreito,
as lideranças verão que você eventualmente errou ao decidir. Empresas
consistentes com lideranças maduras costumam aproveitar os erros em níveis
e funções iniciais como lições valiosas, as chamadas lessons learned.
Sobre este assunto convido a leitura do artigo "O erro bom".
Enfim, eu lhe desejo sucesso.