você está aqui: Home  → Colunistas  →  Segredos do Google


De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e Política de Privacidade.

Acrescente Buscas com Google ao seu site

Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 05 de Julho de 2001

O melhor serviço de busca na Web, o Google, está oferecendo a possibilidade de se acrescentar buscas aos documentos de seu site gratuitamente.

Para ver as opções disponíveis, vá até o endereço do buscador, em http://www.google.com e clique no link "Add Google to your site". Na página em português este link não aparece. Vá então para a página em inglês clicando em "Google in English".

Uma vez na página em inglês, vá para o endereço explicando como acrescentar buscas com o Google ao seu site. Existe a busca gratuita e a busca paga. Universidades não pagam nada. A opção de busca gratuita, para quem não é uma universidade, reserva ao Google o direito de exibir propaganda nas páginas de resultados.

Eu configurei este serviço para as páginas da Dicas-L. Se você utilizar o quadro de busca na parte superior direita da página você verá que os resultados são muito mais relevantes.

Uma coisa interessante, ao fornecermos o nome do domínio imediatamente o Google nos informa quantas páginas deste domínio estão registradas no serviço. No caso da Dicas-L o Google informou existirem 1770 páginas catalogadas, o que é bastante próximo do número real.

Adicionalmente, você cria uma área para poder customizar as interfaces de busca e também ter acesso aos relatórios de acesso às consultas ao seu site.

A Unicamp também implementou este serviço de busca para seus serviços com excelentes resultados. Veja em http://www.unicamp.br.

Tenha em mente entretanto que a qualquer momento o Google se reserva o direito de cancelar esta oferta, mas enquanto isto não acontecer (e tenha certeza de que vai acontecer) podemos aproveitar :-)

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna