você está aqui: Home → Colunistas → Segredos do Google
De acordo com as Leis 12.965/2014 e 13.709/2018, que regulam o uso da Internet e o tratamento de dados pessoais no Brasil, ao me inscrever na newsletter do portal DICAS-L, autorizo o envio de notificações por e-mail ou outros meios e declaro estar ciente e concordar com seus Termos de Uso e PolÃtica de Privacidade.
Colaboração: Rubens Queiroz de Almeida
Data de Publicação: 16 de Fevereiro de 2004
Fazendo uma de minhas buscas sobre o meu assunto técnico favorito, TCP/IP, com a seguinte pergunta
intitle:"tcp/ip" filetype:pdf
eu achei o arquivo PDf do livro "TCP/IP Illustrated", na minha opinião, o melhor e mais didático livro de TCP/IP que existe. Além do arquivo PDF deste livro, que está em http://av.stanford.edu/books/tcpip/tcpip.pdf, temos também o arquivo no formato HTML, em http://av.stanford.edu/books/tcpip/
O autor, Richard Stevens, faleceu em 1999. Esta talvez seja a razão pela qual o livro está disponível na Web.
No tempo em que eu mantinha a seção de TCP/IP do serviço OpenDirectory, que um serviço de busca tipo Yahoo, mas mantido por voluntários (pois é, eu não ganhava nada), eu coloquei este livro no topo da lista, com estrelinhas para indicar o quanto eu gosto deste livro. Inclusive na época eu escrevi ao autor, agradecendo a ele pelo ótimo livro que escreveu. Ele me respondeu de forma muito agradável. O Richard faleceu muito novo, com apenas 49 anos. Uma pena.
Mais uma dica. Você já sabe que o livro do Richard Stevens está disponível na Internet e quer chegar lá o mais rápido possível. Então digite:
intitle:"tcp/ip" "richard stevens" filetype:pdf
E pronto, o primeiro link da lista já o livro. :-)
Para encerrar, mais uma dica. Você viu na Dicas-L uma dica legal de gravação de CDs, mas não se lembra onde está. Então, pergunte ao Google:
intitle:(gravação cdrom) site:www.dicas-l.com.br
Esta busca tenta localizar um arquivo cujo título contenha as palavras "gravação" E "cdrom" e esteja localizado no site http://www.dicas-l.com.br.
Pronto, três links, o primeiro já é o que eu quero. Fantástico!