você está aqui: Home  → Colunistas  →  Sysadmin

DNS - Introdução

Por Rubens Queiroz de Almeida

Data de Publicação: 08 de Fevereiro de 2007

A grande popularização da Internet ocorrida nos últimos anos tem gerado uma grande demanda por profissionais capazes de manter a infraestrutura criada para acolher o número cada vez maior de usuários. Além da própria Internet, temos também que considerar a crescente adoção do uso de intranets por parte das empresas. Como uma intranet utiliza basicamente as mesmas tecnologias utilizadas na Internet global, novamente nos vemos em busca de profissionais com conhecimentos dos protocolos TCP/IP e aplicações.

Infelizmente, exatamente devido à explosão da demanda por estes profissionais, temos situações em que uma quantidade enorme de redes TCP/IP é administrada por pessoas sem o conhecimento técnico adequado à esta tarefa, dando às mesmas um rendimento subótimo e prejudicando o desempenho que poderia ser obtido em uma rede bem configurada.

Quais são os conhecimentos mínimos que um administrador de redes TCP/IP deve dominar para realizar suas tarefas competentemente? Primeiramente, é importante uma compreensão do funcionamento dos protocolos TCP/IP. Em segundo lugar, a configuração adequada do sistema operacional utilizado na empresa. E, não menos importante, a configuração dos serviços de correio eletrônico e a configuração dos serviços de resolução de nomes através do DNS (Domain Name Services).

O conhecimento dos protocolos TCP/IP é fundamental para resolver problemas que ocorrem no dia a dia da administração de uma rede de computadores. Quem tem um pouco de vivência com computadores sabe que problemas realmente acontecem. O conhecimento do TCP/IP permite um diagnóstico mais rápido e mais preciso, além de permitir a compreensão dos resultados obtidos com ferramentas de análise de desempenho de rede.

Saber configurar serviços de correio eletrônico é também fundamental. O correio eletrônico ainda é a aplicação mais popular da Internet.

Qualquer administrador de redes que deixe seus usuários sem acesso ao correio eletrônico por mais do que algumas horas vai ouvir o que não quer. E finalmente temos o DNS, que será abordado nas próximas edições desta coluna. Quando o DNS não funciona corretamente é o caos completo. Qualquer programa que utilize o nome, ao invés do número IP, para estabelecer conexão com outro computador na Internet ou em uma Intranet, não irá funcionar. Os exemplos são vários, mas podemos citar o próprio correio eletrônico, acesso à Web e a transferência de arquivos utilizando-se FTP (File Transfer Protocol).

Embora a administração competente de redes baseadas em protocolos TCP/IP requeira conhecimentos profundos sobre diversos tópicos, é perfeitamente possível, com alguns conhecimentos básicos sobre as áreas principais citadas (protocolos TCP/IP, correio eletrônico e DNS), manter a rede funcionando e os usuários satisfeitos.

 

 

Veja a relação completa dos artigos desta coluna