você está aqui: Home  → Colunistas  →  Zona de Combate

Quem recebe é o Ecad russo

Por Rafael Evangelista

Data de Publicação: 19 de Setembro de 2006

Outro site - este com características "empresariais" - que está levando um calor da indústria do entretenimento é o russo Allofmp3.com. Devido a brechas na legislação russa, o site é capaz de vender aquivos em mp3 a preços baixíssimos, o que já o tornou o número 2 em vendas de música online na Grã-Bretanha.

O Allofmp3.com faz pagamentos de direitos autorais à Russian Organization for Multimedia and Digital Systems, que funciona como o Ecad no Brasil, é a instituição que recolhe direitos em nome dos artistas, sem que estes precisem assinar uma autorização expressa para isso. A International Federation of the Phonographic Industry, que representa, na Rússia, empresas como a Universal, Sony, Warner e EMI, chama a empresa que contrala o site de "mais arrogantes e agressivos violadores de copyright conhecidos".

De acordo com o jornal britânico The Guardian os dias de bonança do Allofmp3.com estão contados, já que a Rússia pretende entrar para a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os secretários de comércio dos EUA pretendem fazer o país "enquadrar-se" nas leis e punições internacionais.

Sobre o autor

Rafael Evangelista é cientista social e linguista. Sua dissertação de mestrado tem o título Política e linguagem nos debates sobre o software livre. É editor-chefe da revista ComCiência e faz parte de algumas iniciativas em defesa do software livre como Rede Livre, Hipatia e CoberturaWiki.


Para se manter atualizado sobre as novidades desta coluna, consulte sempre o newsfeed RSS

Rafael Evangelista:     NewsFeed RSS

Para saber mais sobre RSS, leia o artigo O Padrão RSS - A luz no fim do túnel.

Recomende este artigo nas redes sociais

 

 

Veja a relação completa da coluna Zona de Combate